PASTORAL CATEQUÉTICA REALIZA ENCONTRO DIOCESANO DOS COORDENADORES

capaEntre os dias 11 a 13 de novembro, a Pastoral Catequética realizou o Encontro Diocesano dos Coordenadores, em Três Corações, no Centro Diocesano de Pastoral. Dentro do calendário anual, este encontro possui grande importância, uma vez que é nele que se avalia a caminhada catequética das paróquias no ano corrente e se planeja as ações do ano seguinte.

Foram dias muito especiais, marcados pela convivência fraterna e oração, bem como de partilhas e reflexões, tendo em vista que foi o primeiro encontro diocesano realizado presencialmente depois do tempo da pandemia da Covid-19.

Na noite da sexta-feira, após o jantar e a acolhida dos participantes, foi realizado um momento de adoração eucarística, presidido pelo assessor diocesano da Pastoral Catequética, Pe. Leandro Portugal. Todo o encontro teve como inspiração a passagem evangélica de Lc 10, 38-42, em que Jesus se hospeda na casa de seus amigos em Betânia e dirige à Marta as palavras: “uma só coisa é necessária”. Foi uma ocasião propícia para agradecermos pelos trabalhos deste ano, bem como de renovarmos nossa fé e esperança em Jesus, que sempre nos anima na missão.

No sábado pela manhã, contamos com a assessoria do seminarista Guilherme Portugal, que aprofundou a reflexão sobre o trecho bíblico mencionado, com ênfase nas figuras de Marta e Maria. À tarde, colaborou conosco a psicóloga Aneliza Duarte, de Campanha, que refletiu sobre a importância do autoconhecimento e do cuidado de si, para que se possa cuidar dos outros. Essas reflexões foram marcadas por momentos de deserto e partilha em grupos e muito enriqueceram o nosso encontro. As atividades deste dia foram concluídas com a celebração da Santa Missa e uma confraternização.

No domingo, concentramos nossa atenção à avaliação do ano catequético de 2022 e planejamento do ano de 2023. Pe. Leandro conduziu este momento, orientando um trabalho em grupo, por foranias. Após a plenária, foram feitos alguns encaminhamentos de ordem prática acerca das diversas frentes de trabalho da Pastoral Catequética: Catequese Batismal, Catequese com Crianças e Adolescentes e Catequese com Adultos. Por fim, foi apresentado o calendário de ações do próximo ano e o encontro foi concluído com o almoço.

Louvamos e bendizemos a Deus por mais essa atividade de nossa Catequese Diocesana, que é expressão da unidade que tanto almejamos, e confiamos nossos trabalhos à intercessão da Beata Nhá Chica, exemplo luminoso de seguimento a Jesus Cristo para os nossos catequistas, para que no próximo ano continuemos anunciando a Boa Nova do Reino com amor, coragem e criatividade.

Equipe Diocesana da Catequese