COORDENAÇÃO DIOCESANA DE PASTORAL REALIZA RETIRO DAS FORÇAS-VIVAS

capaO Retiro das Forças-Vivas direcionado às coordenações das pastorais, movimentos e associações da Diocese da Campanha aconteceu no final de semana de 04 a 06 de novembro no Centro Diocesano de Pastoral, em Três Corações e foi considerado muito bom pelos participantes. Eles avaliaram o tema, o diretor espiritual, a dinâmica aplicada, a coordenação e a acolhida.

A temática seguiu o Ano da Palavra e o pregador foi o pe. Rogério Ferreira da Silva, pároco da Paróquia de Carmo de Minas. Das quarenta e cinco inscrições recebidas, compareceram trinta e sete representantes das forças-vivas diocesanas. Como fruto deste momento, na manhã de domingo eles elegeram um gesto concreto e redigiram uma proposição encaminhada ao CODIPA.

A seguir algumas manifestações dos participantes:

“Foi muito bom e proveitoso, é uma formação que traz mudanças na nossa postura de coordenação. Bis para o ano vem com Pe. Rogério!” Eva Aparecida Gustavo – Pastoral Afro-brasileira.

“Eu nem queria vir embora. Foi muito bom, não conhecia o Pe. Rogério. Que pessoa maravilhosa! Humilde, inteligente, que sabedoria! Nos transmitiu paz. Eu estava precisando deste retiro. Parabenizo a todos pela organização e um abraço a todos meus irmãos.” Maria Olímpia – Pastoral da Sobriedade.

“O padre Rogério conduz os encontros com uma leveza, a gente não cansa! Que maravilha!” Luzia Helena – Pastoral da Inclusão.

“Eu participei com a Ir. Francisca, assessora da nossa pastoral. Foi ótimo o Retiro, o Pe. Rogério com toda sua humildade nos transmitiu seu conhecimento com sabedoria, com uma dinâmica muito legal, foram momentos de silêncio, deserto, oração, reflexões em grupo, celebração Eucarística todos os dias e tudo com muita leveza e amor a Cristo na missão... que Deus abençoe nosso Clero Diocesano, a Mirian e todos os colaboradores que organizaram e contribuíram direta e indiretamente. Gratidão!” Rosemeire Sousa – Pastoral da Saúde.

“Participei em nome das religiosas e só tenho a agradecer. Foi maravilhoso. O senhor recompense e abençoe nosso Bispo e todo o clero de nossa diocese. Recompense Padre Jean e todos os organizadores deste belíssimo retiro e nos ajude a sermos melhores depois de tantos dons recebidos. Cada participante colaborou para manter o ambiente de retiro. Demos graças e louvores a Deus. Forte abraço a todos.” Ir. Francisca Isabel – Assessora da Pastoral da Saúde.

Secretaria Diocesana de Pastoral

Fotos: Pascom Diocesana - Maria Aparecida Enézio