Encontro de Formação Permanente do Clero Campanhense

“O Presbítero no caminho sinodal da Igreja hoje”

Entre os dias 07 a 10 de novembro, os padres da Diocese da Campanha reuniram-se, na cidade de Passa Quatro/MG para o encontro de atualização anual do clero, que contou com a assessoria de Padre Boris Agustín Nef Ulloa, da Arquidiocese de São Paulo/SP e professor da Pontifícia Universidade Católica de SP.

Segundo Padre Boris, o caminho da sinodalidade, tão almejado pelo Papa Francisco, é o caminho que Deus espera da Igreja do Terceiro Milênio, por isso, o presbítero de hoje, na vida eclesial pastoral, precisa trilhar este itinerário sendo homem da comunhão, da participação e da missão, sempre revisitando o primeiro amor e mergulhando no Evangelho, que é Cristo Jesus a nossa Meta.

Destacou a necessidade do sacerdote em cuidar integralmente de sua saúde psíquica, espiritual, afetiva e emocional, principalmente neste tempo desafiante, marcado por uma mudança de época, causador de tantas feridas. Para isso, relembrou o conselho do Papa Francisco, de que o presbítero, para bem viver, necessita da proximidade com Deus, com o bispo diocesano, com os irmãos de sacerdócio e com o povo de Deus.

Citando os números 365-370 do Documento de Aparecida (2007), o assessor enfatizou que é urgente a necessidade de conversão pastoral e renovação missionária. Assim expressa o documento: “A conversão pastoral desperta a capacidade de submeter tudo ao serviço da instauração do Reino da vida. Os bispos, presbíteros, diáconos permanentes, consagrados e consagradas, leigos e leigas, são chamados a assumir atitude de permanente conversão pastoral, que implica escutar com atenção e discernir ‘o que o Espírito está dizendo às Igrejas’ (Ap 2,29), através dos sinais dos tempos em que Deus se manifesta” (DAp 366).

Também, o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium considera que a conversão eclesial vai incidir diretamente sobre a conversão pastoral. Na EG ele atribui a essa conversão “um significado programático” com consequências importantes. A conversão pastoral, por sua vez, coincide com a conversão missionária: “Constituamo-nos em ‘estado permanente de missão’, em todas as regiões da Terra”. A conversão pastoral exige reformas das estruturas no sentido de “fazer com que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastoral ordinária, em todas as suas instâncias, seja mais comunicativa e aberta, que coloque os agentes pastorais em atitude constante de ‘saída’” (EG 27).

Utilizou Padre Boris as reflexões do Papa Bento XVI, na Verbum Domini e Francisco, na Evangelii Gaudium, para refletir com os presbíteros a importância de uma homilia bem preparada, a fim de que não subjuguem a força do Evangelho às “ideologias” da moda. De acordo com ele, a pregação bem feita é fruto do amor pelo Senhor; fruto de um processo de iniciação à vida cristã amadurecida, e fruto da convicção de que a Palavra possui força salvadora.

Assim afirma Bento XVI: “Deve resultar claramente aos fieis que aquilo que o pregador tem a peito é mostrar Cristo, que deve estar no centro de cada homilia. Por isso, é preciso que os pregadores tenham familiaridade e contato assíduo com o texto sagrado; preparem-se para a homilia na meditação e na oração, a fim de pregarem com convicção e paixão” (VD 59).

No fim da explanação, os padres foram divididos por foranias para refletirem e partilharem algumas questões pertinentes: Minha experiência de vida presbiteral tem favorecido a comunhão e a unidade do presbitério diocesano? Como?; Tenho feridas, minhas feridas atrapalham a comunhão e a unidade?; e Qual é o lugar ocupado pela Escritura Sagrada (o Evangelho) na minha vida e missão?

Após a palavra do assessor, houve a apresentação e esclarecimento acerca da Casa do Clero, construída na Arquidiocese de Pouso Alegre; seguiu-se uma reunião com o bispo diocesano, Dom Pedro Cunha, que colocou para os participantes que ser Igreja significa ser fermento de Deus no meio da humanidade tão sofrida. Finalizando, ocorreu eleição do novo coordenador dos presbíteros, sendo eleito Padre Edson Pereira de Oliveira.

Por tudo, damos graças a Deus pela vida e missão de nosso Pastor Diocesano, bem como por cada padre do nosso presbitério da Campanha, que com amor, generosidade e dedicação se doam ao anúncio do Evangelho, neste rincão sul mineiro. Que Maria, a Mãe dos Sacerdotes e os Beatos Padre Victor e Nhá Chica, intercedam pelo nosso clero campanhense.

Equipe de redação da Pascom