Seminário Diocesano Celebra Mês Missionário

WhatsApp Image 2022-11-04 at 15.21.39 3“A Igreja é missão!” O mês de outubro, dedicado à animação missionária, neste período sinodal, enfatizou a necessidade do testemunho cristão de toda comunidade eclesial, frente às dificuldades de evangelização. Por isso, neste período, as três comunidades formativas de nosso Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, dedicaram-se à realização de atividades de animação missionária, a fim de recordar e reavivar a identidade missionária que deve ser assumida por cada seminarista.

A Comunidade Propedêutica São Pio X, impulsionada pela força do Espírito Santo, com a intenção de responder ao apelo missionário da Igreja, reuniu-se entre os dias 24 a 28 para a animação missionária. Por isso, assistiram e refletiram os testemunhos missionários das Pontifícias Obras Missionárias (POM), bem como rezaram a novena proposta pelas POM. Ao se reunirem ao redor do altar para celebrar a Eucaristia, suplicaram pela evangelização dos povos. A Hora Eucarística também compôs o cronograma da semana missionária, proporcionando aos seminaristas um momento de intimidade e oração aos pés do Mestre. Por fim, os seminaristas propedeutas suplicaram à Virgem Maria através do santo terço, junto da comunidade São Francisco, da Paróquia de Santo Antônio da Campanha, a intercessão e a proteção divina para a missão da Igreja.

A Comunidade Discipular São José, na busca por configurar seus formandos ao Cristo Mestre, que levava a Boa-Nova a todas as pessoas, congregou-se em diversos momentos, do dia 17 ao dia 21, para celebrar com alegria a identidade missionária do discípulo. Para tanto, celebraram a Eucaristia pela evangelização dos povos, como também recorreram à Bem-Aventurada Virgem Maria, a Senhora das Dores, na recitação do terço missionário, suplicando o mesmo ardor que levou a primeira discípula e missionária a anunciar Jesus Cristo às pessoas. Os seminaristas também elevaram louvores e pedidos ao Sublime Sacramento na Hora Eucarística dedicada à oração pelas missões em todo o mundo. Nesse itinerário de animação missionária, a comunidade discipular também contou com uma formação espiritual, conduzida pelo Cônego Sérgio, diretor espiritual da casa, a fim de meditar e rezar pela espiritualidade missionária de cada batizado.

A Comunidade Configurativa Nossa Senhora do Carmo, com o objetivo de conformar ao Coração Sacerdotal de Jesus o coração de seus formandos, reuniu-se entre os dias 24 a 28 para rezar pelas missões. A comunidade teológica iniciou sua semana com uma formação missionária com o Pe. José Roberto de Souza, a fim de refletir a identidade missionária do seminarista e as dificuldades e desafios do tempo contemporâneo. Nesse ímpeto missionário, a comunidade formativa também celebrou a Eucaristia com participação da Comunidade São Brás, da Paróquia São José Operário. Aos pés do Augusto Sacramento, os seminaristas suplicaram a Nosso Senhor Jesus Cristo a benção e ardor necessário para a obra evangelizadora da Igreja; em seguida, celebraram a Eucaristia na intenção da evangelização dos povos.

Para encerrar as atividades das casas formativas do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, no dia 31 de outubro, a Comunidade Configurativa celebrou a Eucaristia e em um momento devocional, pediram a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a proteção e o ânimo missionário para o exercício evangelizador de todos os núcleos pastorais de nossa diocese. Que Maria, a discípula missionária por excelência, testemunha de Cristo, interceda por toda a Igreja!

Miguel Soares dos Reis
3. ano da Etapa Discipular