Seminaristas da Etapa Configurativa participam de formação cultural

capaNo dia 19 do mês de outubro, deste ano de 2022, a Comunidade Teológica Nossa Senhora do Carmo, sob a supervisão do professor Me. Pe. Guilherme da Costa Vilela Gouveia, dirigiu-se às cidades históricas de Tiradentes e São João Del Rey, para participar de um dia formativo e de promoção cultural com vistas ao conhecimento e execução de permanente manutenção de bens patrimoniais sacros, bem como os aspectos e procedimentos para a realização de restauração de peças sacras ou templos religiosos. O evento fez parte das atividades complementares oferecidas aos seminaristas da etapa configurativa pelo setor de liturgia e de bens culturais e patrimoniais da diocese campanhense.

Coube ao renomado historiador e artista sacro, o senhor Carlos Magno, que gentilmente recebeu os seminaristas em sua residência para um simpósio sobre arte sacra e visita ao seu ateliê, a coordenação e condução dos workshops e visitas pelas igrejas históricas daquelas cidades, para a devida imersão aos assuntos abordados pelo artista sobre os referidos temas. Além disso, foram destacadas as devidas orientações à conservação dos bens artísticos e históricos da Igreja, os ditames e encaminhamentos necessários à realização de um processo de restauro de uma igreja ou de uma imagem sacra. E, ainda, o artista são-joanense, perpassou por boa parte da história dos períodos artísticos que marcaram a arte-sacra brasileira, elencando e demonstrando seus respetivos elementos, bem como sua influência ao quotidiano social e religioso brasileiro.

Destarte, com as mencionadas atividades, que buscam a formação integral dos candidatos à ordem sacerdotal, verifica-se a ênfase, o zelo e o reconhecimento que a Igreja, enquanto promotora das potencialidades humanas, detém às artes e à história religiosa como meios eficazes de evangelização e proteção à memória daqueles que nos antecederam. Afinal, o resgate e a manutenção do passado são formas profícuas de construir íntegros homens para o presente, com vistas a um futuro glorioso.

Felipe Henrique Rodrigues – Seminarista do II ano da Etapa Configurativa.