(ARCE)BISPOS SÃO RECEBIDOS NA SECRETARIA GERAL DO VATICANO EM ROMA

capaOs (arce)bispos dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo), foram recebidos nessa sexta-feira (21), na Secretaria de Estado e Segunda Seção (Relações com os Estados), pelo Cardeal Pietro Parolin.

Durante o encontro, o Secretário de Estado do Vaticano, juntamente com os (arce)bispos, discutiram sobre a necessidade de construir um futuro pautado no desenvolvimento das relações diplomáticas e bilaterais, além da importância de um acordo bilateral, visando promover a cooperação entre Igreja e Estado e da corresponsabilidade pelo cuidado da identidade religiosa, cultural e histórica do país; do respeito pela liberdade religiosa. A relatoria foi de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana.

Os (arce)bispos também tiveram a oportunidade de discutir temas pastorais, bem como os desafios da Igreja no Brasil, no Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, com a relatoria de Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R. Também foi realizado um encontro no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida que, com a relatoria de Dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo de Leopoldina, discutiu temas relativos à ação evangelizadora, sobretudo os sacerdotes e lideranças, que se dedicam na dinâmica da corresponsabilidade pela valorização e defesa irrestrita da vida e da família, frente aos inúmeros desafios de nosso tempo.

No encerramento das atividades, foi celebrada uma missa na Basílica São Paulo Fora dos Muros, com a presidência de Dom Geovane Luis da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte, onde nossos pastores renovaram sua Profissão de Fé.

As atividades da Visita Ad Limina Apostolorum no Vaticano encerraram nesta sexta-feira. Na segunda-feira (24), o Cardeal Dom José Tolentino conduzirá um retiro para os (arce)bispos no Colégio Pio Brasileiro. Às 19h, uma missa será transmitida direto de Roma, encerrando as atividades da agenda pastoral.

CNBB Regional Leste 2