PAPA FRANCISCO RECEBE BISPOS DE MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO

capaNesta quinta-feira (20), em um dos momentos mais esperados da Visita Ad Limina Apostolorum, nossos (arce)bispos encontraram-se com o Papa Francisco, no final desta manhã na Biblioteca do Vaticano. O encontro foi esperado por doze anos e, durante o momento com o Santo Padre, os bispos dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo), expressaram alegria e a emoção de estar junto ao Sucessor do Apóstolo Pedro, a quem manifestaram a mais plena comunhão e fidelidade. Durante a conversa, também foram apresentadas questões pastorais das (arqui)dioceses e os (arce)bispos puderam ouvir conselhos e orientações do Pontífice sobre vários assuntos da Igreja e da caminhada pastoral.

Durante o dia, os bispos também visitaram a Pontifícia Comissão para a América Latina. Com apresentação e relatoria de Dom Marco Aurélio, um dos assuntos tratados na reunião foi com relação às terras mineiras e capixabas, que também encontram-se em todo o continente latino-americano e caribenho. Como as mesmas enfrentam inúmeros desafios sociais: fome, desemprego, ausência de políticas públicas governamentais na área da saúde, educação, cultura e um processo constante de degradação do meio ambiente, em especial do bioma amazônico. Também foram destacados os dois desastres que marcaram profundamente a vida das comunidades: o rompimento das barragens de rejeito em Mariana e Brumadinho, que ceifaram inúmeras vidas humanas e causaram grandes impactos ambientais.

No final da noite, a comitiva da visita Ad Limina Apostolorum foi recebida na Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.

Fonte: CNBB Leste 2