NOVAS COMUNIDADES FAZEM RETIRO ANUAL

WhatsApp Image 2022-10-17 at 17.29.35No dia 8 de outubro, na comunidade Magníficat em Três Corações, aconteceu o Retiro Anual das Novas Comunidades da diocese da Campanha, quando fomos acolhidos com muito carinho pelo Rvmo. Pe. Pepê e toda Comunidade.

Contamos com a presença de várias Comunidades, cada qual com seu Carisma específico e também do Rvmo. Cônego José Douglas Baroni, Assessor Diocesano para as Novas Comunidades. O tema do retiro foi “um só coração e uma só alma” e o seminarista José Márcio, da Canção Nova, levou-nos a uma interpelação na história do cristianismo, qual seria a minha identidade, porque existimos e o que nos diferencia de outros irmãos. Deixando-nos bem claro que sem a compreensão de quem somos não conseguiremos seguir caminhando.

Temos que ter em mente que fazemos parte da família de Pentecostes. Nossa Missão: “Pertencer às primeiras comunidades”! Temos que levar em nós as características das primeiras comunidades cristãs que está enraizada em Atos dos Apóstolos, Capítulo 2, Versículos 42 a 47. Se me encontro longe desta realidade estou fora do mundo, sou então um membro desligado do corpo Místico de Cristo do qual somos chamados a viver - o sacerdócio de Cristo como membros do Corpo Místico, do qual Cristo é a cabeça e nós, leigos, somos os membros.

Somos chamados a viver a principal característica de uma nova comunidade: a união! Somos e devemos ser promotores da unidade! Adentramos também no caminho da identidade dentro do carisma. Somos chamados a levar à plenitude o compromisso recebido no Batismo. Como? Pelo Carisma fundacional, no qual encontramos um jeito específico de viver e nos comprometer com o ser Cristão.

Relembramos também, que Graças ao Concílio Vaticano II, temos hoje esse fruto tão belo que são as Novas Comunidades, primaveras da Igreja! Cada qual com seu carisma, adornando cada vez mais com sua beleza e simplicidade a Evangelização.

Equipe das Novas Comunidades