Dom Pedro visita a Comunidade Teológica Senhora do Carmo Vocação: Graça e Missão

WhatsApp Image 2022-09-21 at 13.35.11Na tarde da segunda-feira, 12 de setembro, dia em que a Igreja celebra o Santíssimo Nome de Maria, a comunidade Teológica Senhora do Carmo (COTESC) em Pouso Alegre- MG, teve a alegria de receber a presença de seu querido pastor diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz. No oratório da comunidade, aconteceu a Santa Missa com admissão às Ordens Sacras do seminarista Maycon Lucas dos Santos (São Gonçalo do Sapucaí-MG) do 4° ano da etapa configurativa (Teologia), presidida por Sua Excelência Reverendíssima e concelebrada pelo reitor da Comunidade Teológica, Pe. Ivan de Souza Carvalho.

Segundo o Pontifical Romano, o rito de Admissão às Ordens Sacras é celebrado, “quando se pode verificar que o propósito dos aspirantes, baseado nos dotes necessários, atingiu suficiente amadurecimento.” (PONTIFICAL ROMANO, p. 255) O propósito de receber tal admissão se dá quando o bispo reconhece publicamente que o seminarista pode ser incluído oficialmente entre os candidatos para receber o Sacramento da Ordem.

Além desta celebração, o senhor bispo se reuniu anteriormente com todos os seminaristas da etapa configurativa para um momento formativo. Em sua fala, Dom Pedro trabalhou o documento destinado ao Ano Vocacional, que acontecerá de 20 de novembro de 2022 até 26 de novembro de 2023, com o tema “Vocação: Graça e Missão”. O senhor bispo recordou a necessidade da busca da santidade na vocação que reflete o Amor Trinitário. Também afirmou a necessidade da autotranscendência para romper com a consciência isolada e com a autoreferencialidade. A presença do bispo diocesano junto à comunidade configurativa foi um momento de enriquecimento espiritual, convivência fraterna e celebração da vocação.

Maycon Lucas dos Santos
Seminarista do 4°ano da etapa configurativa (Teologia)