SEMINÁRIO DIOCESANO REALIZA ENCONTRO ANUAL DAS CASAS DE FORMAÇÃO

capaNo último final de semana, aconteceu o encontro das casas formativas de nossa Diocese da Campanha. O encontro é realizado anualmente e organizado pelo conselho formativo. Neste ano, ele foi realizado na Sé diocesana, no Seminário Nossa Senhora das Dores, casa muito especial para todos os nossos seminaristas e padres.

Os seminaristas tiveram a grata alegria de serem assessorados por dois religiosos: Irmã Marília Abreu Ferreira, RSA e Frei Tailer Douglas Ferreira, OSA. Nas etapas de formação, os seminaristas são convidados a modelarem suas vidas em dimensões que a Santa Mãe Igreja pede, a saber: espiritual; intelectual; humano-afetiva; pastoral e, por fim, a dimensão comunitária que foi o tema desenvolvido de modo tão dinâmico e profundo durante esses dias.

Todo seminarista é convidado a viver em comunidade, ou seja, todos precisam uns dos outros para que, num futuro próximo, o clero seja unido, coeso, fraterno e solidário. Os seminaristas tiveram a oportunidade de, ao trabalharem o barro, em uma dinâmica com argila, refletirem sobre a sua própria constituição, sobre o que dá sentido à sua existência, cada um pode olhar para si e se questionar como tem se formado e se deixado formar, e assim perceber se realmente têm sido como o barro nas mãos do oleiro (Jr 18,6).

Outra dinâmica muito marcante também foi a das mesas, na qual os seminaristas, em comunidades, foram convidados a sentar-se à mesa com Maria (mesa da Palavra), Lázaro (mesa do Pão), Marta (mesa da Caridade) e, no fim do dia, com Jesus (mesa da Missão). Esses momentos chamaram a atenção para a vivência em comunidade de modo concreto, fazendo-nos perceber que em um ambiente verdadeiramente fraterno as diferenças são acolhidas, respeitadas, compreendidas e integradas, tornando-se assim potencialidades que fazem da comunidade um ambiente dinâmico, saudável, revigorante e familiar.

Os seminaristas concluíram esse encontro muito satisfeitos, revigorados e nutridos pelo Espírito Santo, força da Igreja, que nos inspira e impulsiona a viver de modo mais autêntico e profundo os desafios da dimensão comunitária.

Seminarista Rian Luiz Martins
1º Ano da Etapa Configurativa