DOM PEDRO ADMINISTRA CRISMA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA D’AJUDA EM TRÊS PONTAS

capaE todos ficaram cheios do Espírito Santo... (At 2, 4)

Com grande alegria nossos adolescentes e catequizandos especiais da APAE da cidade de Três Pontas-MG receberam o Sacramento da Crisma, na Igreja Matriz Nossa Senhora D`Ajuda no dia 08 de junho de 2019, presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Pedro Cunha Cruz, tendo como concelebrantes nosso Pároco Cônego José Douglas Baroni e o Vigário Paroquial Padre Ivan de Souza Carvalho. Tivemos duas celebrações no mesmo dia.

A Confirmação ou Crisma é o sacramento que aperfeiçoa a graça batismal, fortalecendo-nos na fé e tornando-nos testemunhas e apóstolos de Cristo; dá-nos o Espírito Santo, para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo e à Igreja, associar-nos mais a sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela Palavra, acompanhada de obras.

Nas homilias, Dom Pedro nos lembrava da importância de amar a Mãe Igreja não se afastando dela, mas a conhecendo por dentro com suas belezas. O cristão tem muitos desafios ao viver sua fé, inclusive em países nos quais são perseguidos, mas a todo instante devemos dar testemunho de Cristo, sem medo e na certeza absoluta que Deus nos ampara. Ainda, exortava aos crismandos a necessidade de assumir a vida de cristão se colocando de prontidão em servir e anunciar a Cristo que deu a vida por nós. A Crisma não deve ser o sacramento do abandono e sim o do desejo ardente de exalar o perfume do Espírito Santo, perfume este inconfundível que receberam na unção com o óleo. Este momento não deve ser passageiro e sim, o divisor entre antes e depois da Crisma para que assumam com fé e fidelidade seu chamado, sua vocação à Santidade. Que estes adolescentes possam dizer como ele os ensinou: “eis-me aqui Senhor, envia-me!” Lembrava-nos também que Maria como nossa mãe e intercessora sempre tem um papel primordial em nossa conversão para que possamos sempre recorrer a ela em nossas necessidades e mesmo em situações difíceis devemos rezar o rosário, nem que seja às escondidas.

Nossa Paróquia e a equipe de catequese só tem agradecer ao nosso Pastor, Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor Dom Pedro pelas suas palavras que sempre vêm como faca de dois gumes nos transformando interiormente e impelindo a amar aquela que nos leva a Jesus nos mais diversos caminhos, a Mãe Igreja.

Nosso agradecimento ao nosso pároco e vigário pelo acompanhamento ao longo de nossa caminhada catequética e espiritual.

``O apostolado dos leigos é participação na própria missão salvífica da Igreja. Todos os que receberam o Batismo e a Confirmação são chamados a esse apostolado.`` (Lumen Gentium, n. 33)

Por Silvia Cristiane e Rodrigo Fernandez