NEPOMUCENO-MG REALIZA POSSE CANÔNICA DO NOVO PÁROCO

WhatsApp Image 2019-02-20 at 15.20.23 3Na última sexta-feira, dia 15 de fevereiro, a Igreja Matriz de Nepomuceno, com sua comunidade paroquial, vivenciou um momento muito especial em sua história: a posse do seu novo pároco, Pe. Ednaldo Barbosa.

A celebração eucarística foi presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Pedro Cunha Cruz, Bispo Diocesano da Campanha, concelebrada por vários sacerdotes: Pe. Ednaldo Barbosa, Pe. Mateus Arantes da Silva, Pe. Guilherme da Costa Vilela Gouvêa, Pe. Edson Oliveira Penha, Pe. André Rodrigues Vilas Boas, Pe. Carlos Ribeiro Natali, Pe. Carlos Henrique M. de Paiva, Pe. Elias Tadeu de Souza, Pe. Francisco Ramos de Souza, Pe. Jean Steferson Pereira, Pe. Joaquim José Soares, Cônego José Douglas Baroni, Pe. José Marcos Bernardes, Pe. José Procópio Júnior, Pe. José Roberto Nogueira Pereira, Pe. José Rodrigo Pereira, Cônego Marcos Antônio Menezes Thomaz, Pe. Mário da Silva Quirino Rabelo, Pe. Reginaldo S. de Oliveira, Pe. Rogério Augusto da Silva, Pe. Ivan de Souza Carvalho, Pe. Vânis Vieira da Cunha, Cônego Sérgio Roberto Monteiro, Cônego João Luiz da Silva, Frei Emerson Carlos Silva-OSA. Além dos padres concelebrantes contamos com a presença de vários seminaristas, Irmãs do Carmelo São José de Três Pontas, Irmãs Filhas de São José e a equipe de Nossa Senhora das Graças de Alfenas. A Igreja ficou totalmente tomada de fiéis de Nepomuceno e das cidades de Três Pontas, Cruzília, Alfenas e Campos Gerais. Grande número de convidados, autoridades locais, bem como os pais do Pe. Ednaldo, o Sr. Manoel e a Sra. Imaculada, outros familiares que, com alegria, vieram rezar por este novo trabalho de pastor na Paróquia de São João Nepomuceno.

Logo ao início, Dom Pedro saudou todos os presentes, e proferiu palavras de agradecimento por todo o trabalho anterior prestado pelo pároco, passando em seguida à leitura das Provisões. Nestas constam a nomeação de Padre Ednaldo Barbosa como pároco da Paróquia São João Nepomuceno até o dia 31 de janeiro de 2025, e também a nomeação de Pe. Mateus Arantes da Silva como vigário paroquial até o dia 31 de janeiro de 2020.

Em seguida Pe. Ednaldo fez a profissão de Fé e Juramento de Fidelidade.

Em sua homília Dom Pedro ressaltou a necessidade da comunidade ter o seu pastor como guia, como orientador espiritual, citando também a importante missão em arrebanhar as ovelhas principalmente aquelas com as “pernas quebradas e perdidas”.

Após a homília Pe. Ednaldo fez a Renovação das Promessas Sacerdotais.

Em seguida o novo Pároco recebeu do Sr. Bispo diversos símbolos para bem desempenhar sua missão, foi-lhe entregue a sédia presidencial e as chaves da Igreja. Dirigiram-se à capela do Santíssimo Sacramento, onde Pe. Ednaldo recebeu a chave do sacrário, lugar de honra. Em seguida, dirigiram-se até o batistério, lugar onde celebra-se o sacramento do batismo. Prosseguiram até o confessionário, também acompanhado por Dom Pedro, lugar onde realizará confissões e, finalizando, Pe. Ednaldo tocou os sinos da igreja, como que convidando os fiéis ao encontro com o Senhor e com a comunidade.

Estes símbolos Pe. Ednaldo irá usar como pastor e pescador de almas; guiado pelo Espírito Santo e fortalecido pela Santa Eucaristia.

A celebração continuou com ritos das oferendas, oração eucarística e ritos da comunhão.

Em gesto de carinho e agradecimento o representante da comunidade, Sr. Messias Gilmar de Menezes deu as boas vindas ao novo pároco, agradecendo ao Reverendíssimo Bispo Dom Pedro pelo envio do mesmo, bem como de Pe. Mateus.

Padre Ednaldo fez uma saudação a todos os presentes, agradecendo a presença na celebração, demonstrando estar muito alegre e disposto a cumprir esta nova missão que Deus lhe confiou.

Encerrou-se a Santa Missa com a bênção solene.

Pastoral da Comunicação - Paróquia São João Nepomuceno, Nepomuceno-MG