Crisma de Jovens e Adultos: Paróquia Santo Antônio – Campanha

169

Confirmação da fé e alegria marcou a noite da última terça-feira 21 de novembro na Paróquia Santo Antônio, quando 42 fiéis, jovens e adultos, receberam o Sacramento da Crisma.

A memória da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano da Campanha. A celebração teve início às 19h e foi concelebrada pelo Cônego Luzair Coelho de Abreu, pároco.

Durante sua homilia Dom Pedro destacou a importância de Maria na vida do cristão e ressaltou aos crismados o privilégio de ser a última turma no Ano Mariano a receber a crisma. Já que no domingo dia 26, Solenidade de Cristo Rei do Universo, terá início o Ano Nacional do Laicato (Ano dos leigos e leigas). Dom Pedro ainda comentou que o cristão deve ser “sal da terra e luz do mundo”, tema este que será debatido durante o ano de 2018 com base no documento 105 da CNBB. A iniciativa de acordo com o papa Francisco, deseja fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na igreja”. Por fim Dom Pedro lembrou-nos da mensagem do evangelho do último domingo (19), onde Jesus conta a Parábola dos talentos (Mt 25,14-30). Aos jovens e adultos presentes deixou a mensagem com base no evangelho, que todos multipliquem seus talentos e dons nas diversas pastorais e movimentos da Igreja.

A Crisma é à força de Deus.  Nós só conseguimos viver porque Deus nos dá essa força que é o Espírito Santo agindo em nós. Portanto, a Crisma é o sacramento do cristão que está mais amadurecido na fé.

Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos “sacramentos da iniciação cristã” cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal.

Pelo sacramento da Confirmação recebido, estes jovens e adultos são vinculados diretamente à missão de ser Igreja. Enriquecidos na força do Espírito Santo são convocados a testemunhar a fé como verdadeiras testemunhas de Cristo. Devem difundir e defender, tanto por palavras como por obras, a fé que professam.

Que Deus ilumine os passos desses novos crismados na vida da Igreja.

PASCOM - Paróquia Santo Antônio