CRISMA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE EM LAMBARI - MG

22323958 1799895920038607 1311648581 oLouvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos Irmãos,

Vivemos no dia 24 de setembro último passado a alegria de participarmos juntamente com os 103 adolescentes a plenitude da grande Celebração do Sacramento da Crisma. Foi também o dia Nacional da Bíblia, raiz e cerne da nossa fé, porque é ela, a Palavra do Senhor, que nos conduz. Aconteceu o Pentecostes do Cristão.

No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, dando-lhes força e coragem para continuar a missão de Jesus. Hoje, séculos depois, nos reunimos para celebrar, com muita alegria o sacramento da Crisma, que confirma na fé e no compromisso esses adolescentes, a fim de enviá-los, como cristãos mais autênticos, para construir o reino de Deus Pai. Nessa caminhada, muitas vezes, caímos, deixando que a força do mal e do pecado, domine sobre nós. Precisamos, confiar na força da Palavra do Senhor que nos conduz, porque o seu Projeto para nós é de vida e liberdade, compromisso e realização, pois o Filho de Deus veio para nos salvar, e nos chama para trabalhar em sua vinha. O caminho que nos levará para dentro do Reino é muito diferente de nossos caminhos, pois o caminho de Deus nos conduz à justiça misericordiosa e ao agirmos com sabedoria, escolhemos a proposta divina, que reforça e conduz a nossa vida de cristãos. Maria, que também estava lá, nos acompanhou e está sempre ao nosso lado nesse projeto de viver e ser testemunhas da Palavra onde estivermos. Assim, celebramos a presença do Espírito Santo na vida da comunidade e na vida de cada um ali presente. É o mesmo Espírito que, com a sua força vivificadora, atua em cada crismando e em todos nós.

A crisma é sacramento de adultos, de pessoas responsáveis que querem renovar a sua fé em Cristo, participar da vida da comunidade e realizar serviços em favor dos irmãos, em vista da construção do Reino de Deus. O nosso pastor Dom Pedro Cunha Cruz, sucessor dos apóstolos, estava entre nós, como sinal visível da unidade da igreja, para impor as mãos sobre os crismandos e garantir-lhes o Espírito Santo.

Mas, vivemos além de todo o período de preparação, uma semana intensa com os preparativos para o grande dia. Nas reuniões com pais, padrinhos, madrinhas e crismandos, que são momentos de grande louvor a Deus e crescimento pessoal, pudemos contemplar e assumir juntos o compromisso que Josué assumiu. Tivemos como frase bíblica central: “Eu e minha casa, serviremos ao Senhor” (Josué 24,15), assumindo como família o compromisso de sermos continuadores dos ensinamentos de Cristo na vida desses jovens adolescentes, porque a Família é o grande projeto de Deus. Também partilhamos dos dez ensinamentos do Papa Francisco para as Famílias que são: A importância do sonhar; a Família nos ensina a abertura ao outro; sem Família não há humanidade; ideologias que destroem as famílias; a crise da família; cada filho é um milagre; perder tempo com os filhos; o amor supera as dificuldades; nunca deixar as pazes para depois e a Harmonia que vem de Deus. Quanta sabedoria e quanta riqueza nesses ensinamentos. Tenho certeza de que saímos com o coração ardendo por continuar servindo à casa do Senhor.

Também falamos aos padrinhos da sua responsabilidade e compromisso em apadrinhar um filho de Deus, pois é um serviço de amor.

“Se você foi convidado a ser padrinho de batismo ou crisma de alguém, vale a pena compreender qual é sua missão e coloca-la nas mãos de Deus, que lhe dará todas as graças necessárias para acompanhar seu afilhado no caminho da fé que o próprio Senhor nos convidou a trilhar.

Portanto, não esqueçam jamais que:

Sua vida é um currículo: seu testemunho de vida é fundamental para iluminar a vida do seu afilhado em seu caminho cristão.

Você precisa dar o melhor presente: o melhor presente que você pode dar para o seu afilhado não é algo material no aniversário ou no Natal, e sim um acompanhamento sincero da sua vida espiritual e da sua relação com Jesus.

Você não é um pai/mãe substituto (a): faz parte da sua missão acompanhar também os pais do seu afilhado, fazer parte dessa família espiritual unida pela fé.

Precisa compartilhar o que você tem de melhor: os padrinhos compartilham sua fé; portanto é preciso alimentá-la e fazê-la crescer, estar preparados para responder às dúvidas do afilhado e acompanhá-lo em seus momentos de escuridão, iluminados especialmente pela Palavra de Deus.

Praticar o que você ensina: os padrinhos são chamados a ser assíduos em sua paróquia, comprometidos com sua fé e com a vida da Igreja, especialmente no que diz respeito à vivência dos Sacramentos.

Manter-se próximo: procure criar um laço afetivo real com seu afilhado e sua família, compartilhando o tempo juntos, conhecendo seu processo e seu desenvolvimento como pessoa e como cristão.

Assumir sua responsabilidade plenamente: o batismo abre as portas do céu ao batizado, que se torna parte da Igreja, filho de Deus e com vocação à vida eterna. Quem aceita ser padrinho ou madrinha o faz de forma permanente, como demonstração de amor, mas também como um serviço a Deus, acompanhando esse novo cristão em seu desenvolvimento e amadurecimento.

Quem aceita este desafio e esta responsabilidade o faz para sempre, pois a condição de filho de Deus é eterna; portanto sua tarefa de amor, companhia, cuidado e orientação não acaba quando seu afilhado se torna adulto, mas continua durante a vida inteira. ”

E assim, teremos a certeza de que o Espírito Santo habita em nós.

E para coroar esse momento eterno em nossas vidas, falamos ainda aos jovens crismandos que foram ungidos para a missão e para serem o perfume de Cristo no mundo! Para serem missionários e missionárias ardorosos e incansáveis.

E ao receberem o Espírito Santo, Ele invade as suas vidas e seus corações. Portanto:

*Não devem deixar a chama, o fogo do Espírito Santo se apagar;

*Não devem deixar esfriar o que o Espírito Santo veio aquecer;

*Não devem deixar morrer o que é promessa de vida, e precisam trabalhar ardentemente na construção de um mundo mais fraterno, e justo, onde reine o amor, a paz, a união. Sejam sal da terra e luz do mundo onde estiverem.

E nossa Paróquia pede a Deus copiosas bênçãos para que todos, perseverem no compromisso assumido e que Nossa Senhora da Saúde, abençoe a todos para que tenham muita coragem, entusiasmo e sejam perseverantes em testemunhar Cristo e seu Evangelho.

Agradecemos a todos que se empenharam para que todo tempo de preparação culminasse nesse grande momento de festa por terem abraçado com carinho o plano de Deus em nossas vidas de evangelizadores.

Agradecemos ao nosso Pároco, Padre Marcos Antônio Menezes Thomaz pelo apoio e carinho com a Catequese sempre, ao nosso Vigário Monsenhor Benedito pelo zelo e amor e por estar sempre nos lembrando de que somos filhos e filhas amados e queridos por Deus. E a Dom Pedro, que como o bom pastor conduz o seu rebanho com carinho, generosidade, respeito, nos levando à pertença maior na vinha do Senhor e nos auxiliando na certeza de que Deus nos conduz à justiça misericordiosa.

Oxalá, possamos testemunhar o crescimento espiritual desses jovens adolescentes, pedindo sempre a Deus que os acompanhe e a Nossa Mãe querida, a Senhora da Saúde, que interceda sempre por nós e nos fortaleça para não desanimarmos frente aos desafios que vivemos nesses tempos tortuosos.

A nossa fé é o que de mais precioso temos e precisamos confiar imensamente no amor misericordioso e compassivo de Deus por nós.

Em Cristo Jesus.

Texto por Irmã Cristina e Irmã Vicentina

 

Sky Bet by bettingy.com