Campanha celebra o nascimento do Beato Pe. Victor

foto29“Há 189 anos, nascia no dia de hoje, um homem santo. Nasceu no meio do nosso povo. Experimentou a vida aqui em Campanha. Nasceu na condição de escravo, filho de um pai escravo, na casa de uma senhora, Mariana Bárbara Ferreira, que posteriormente seria sua madrinha. [...] A criança Francisco, nasceu sem sequer ter direito ao registro civil, o que era comum na época. O que se sabe é que ele foi batizado no dia 20 de abril aqui, naquela pia batismal, que está no fundo desta catedral, e que teve como madrinha sua senhora, o que também era comum no seu tempo” (Pe. Edson Pereira)

Pela primeira vez, a paróquia Santo Antônio, sé diocesana, celebrou o nascimento de seu filho mais ilustre, o beato Francisco de Paula Victor. A celebração foi presidida pelo vigário paroquial e reitor do seminário propedêutico São Pio X, Pe. Edson Pereira de Oliveira e animada pelo Coral Catedral. Participaram da celebração os seminaristas das duas casas de formação: seminário propedêutico e do seminário filosófico.

A iniciativa da celebração partiu da Câmara de Vereadores que elaborou um projeto de lei transformando o dia 12 de abril em feriado municipal.

Em sua homilia, pe. Edson destacou várias características da vida de pe. Victor. Rememorou fatos importantes de sua vida, como o fato dele ter consagrado sua vida religiosa na igreja N. Sra. das Dores. “Campanha está repleta de sinais de padre Victor!”. Relatou sua passagem no seminário de Mariana. Sobre a vida em Três Pontas, pe. Edson destacou a dedicação que o beato tinha com a educação, fundando uma escola, e com a juventude daquela terra.

O vigário relatou aos presentes o comentário do Cardeal Angelo Amato, presidente da Congregação para a Causa dos Santos, enviado do papa para a beatificação. “Ele sempre vai ao santo padre e entrega ao pontífice um resumo da vida daquele que será beatificado. E quando o papa leu a história da vida de pe. Victor, o papa disse ao cardeal que esse sacerdote brasileiro não pode ser cultuado apenas na sua diocese; ele precisa ir além fronteiras, ele precisa ganhar o mundo. O modelo de pe. Victor é o modelo de Igreja que o papa Francisco espera hoje.”

E, dirigindo-se aos seminaristas: “Pe. Victor é para nós um modelo de sacerdote, um grande modelo! Devemos ter amor, devoção e carinho com o beato de nossa terra. [...] O bem-aventurado Pe. Victor será o intercessor de vocês como foi no tempo dele, e como foi no meu tempo de seminarista. E, desde o tempo do seminário menor, as nossas casas sempre foram a Três Pontas celebrar pe. Victor. Temos uma identificação com ele!”

Ao final, foi realizada procissão luminosa pelas ruas da vetusta cidade de Campanha, passando, inclusive, em frente à casa onde nasceu Pe. Victor.

Fonte: PASCOM/Campanha