FORANIA NOSSA SENHORA DAS FONTES REALIZA INSTITUIÇÃO DE NOVOS MESC

capaNuma terça-feira, dia 10 de setembro, nossa diocese celebrou a instituição de mais de cem Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Forania Nossa Senhora das Fontes. A Celebração Eucarística presidida pelo Cônego José Douglas Baroni, Vigário Geral da Diocese, aconteceu às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, em Lambari. Os novos integrantes são das Paróquias Nossa Senhora da Saúde, de Lambari, Senhor Bom Jesus, de Jesuânia, São Sebastião, de Olímpio Noronha, Santa Catarina de Alexandria, de Natércia, Nossa Senhora da Conceição, de Monsenhor Paulo e Sagrado Coração de Jesus, de Cordislândia. Concelebraram os reverendíssimos Padre Carlos Henrique, Pároco de Lambari, Padre Wesley Clay, Administrador Paroquial de Cordislândia e o Padre Carlos Natali, Pároco de Santa Rita de Cássia em Três Corações e Assessor Diocesano do Ministério, além da presença do Diácono Permanente Nardeli, de Olímpio Noronha.

Em resposta à escassez de ministros ordenados, e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias, principalmente aos enfermos, tarefa que para muitos se tornava demasiado cansativo devido ao tempo e esforço despendido, surge o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão com o Concílio Vaticano II.Como somente aos ministros ordenados compete a ação de distribuir a comunhão, o nome desta função dada ao leigo é ministro extraordinário da comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.

Após um período de formação, receberam a missão de colaborar diretamente com os sacerdotes de suas Paróquias na bela missão de zeladores da Sagrada Comunhão e principalmente de levarem a Palavra e a Comunhão aos enfermos, impossibilitados de comparecerem às celebrações eucarísticas em nossas Igrejas.

Sob a proteção da Senhora da Saúde que os acolheu para a bela celebração litúrgica de investidura, sejam nossos Ministros verdadeiros discípulos e missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo, portadores da paz e da misericórdia do Redentor.

Pastoral Litúrgica de Lambari