DOM PEDRO PRESIDE CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ, PATRONO DA IGREJA

WhatsApp Image 2019-03-22 at 22.43.10Celebramos no dia 19 de março o glorioso São José, Patrono da Igreja Universal. Para nós é motivo de alegria, mesmo dentro do período da Quaresma. São José é um dos mais claros exemplos de disponibilidade e de entrega sem reservas a Deus, uma vez que recebeu Maria e “recebeu-a com o Filho que havia de vir ao mundo, por obra do Espírito Santo; demonstrou deste modo uma disponibilidade de vontade, semelhante à disponibilidade de Maria, em ordem àquilo que Deus lhe pedia por meio do seu mensageiro” (João Paulo II, Exortação Apostólica Redemptoris Custos, n.03).

A celebração

Na noite desta terça-feira, a paróquia Santo Antônio, sede episcopal de Campanha, reuniu-se para celebrar a solenidade de São José. Presidiu a celebração, o bispo diocesano, D. Pedro Cunha Cruz. Concelebraram os magníficos reitores Pe. Wendel Rezende (Seminário Propedêutico São Pio X) e Pe. Edson Oliveira (Seminário Nossa Sra. das Dores). Também participaram da celebração os membros da Obra das Vocações Sacerdotais.

A animação ficou a cargo de um coral composto por seminaristas.

A Obra das Vocações Sacerdotais

A Associação de São José ou Obra das Vocações Sacerdotais é um grupo de fiéis leigos e leigas que têm como objetivo principal rezar pelas vocações. É tradição entre os membros da associação aqui em Campanha que seja feito um sorteio com o nome do seminarista para que cada um dos vocacionados tenha um/a padrinho/madrinha de oração. Além de rezar pelas vocações sacerdotais a OVS sempre está presente nos eventos que acontecem nos seminários de Campanha. Neste ano, foram admitidos três membros, devidamente apresentados e receberam a imposição da fita amarela, do bispo diocesano.

A Homilia

Em sua homilia, Dom Pedro destacou a figura da paternidade de São José e seu papel na obra da salvação. Destacamos aqui alguns fragmentos:

“Posso dizer que tenho essa graça de ter tido São José como padroeiro do meu seminário, onde estudei durante 10 anos. E as igrejas hoje, mesmo que não tenham São José como padroeiro, ficam repletas porque o povo tem uma estima muito grande por ele. Um bispo, em sua página na internet, atribuiu isso à intercessão de São José porque Deus fez com que ele escapasse de uma morte violenta. São sinais de Deus! Hoje é uma solenidade: o certo seria que todos pudessem participar, mas entendemos que devido a diversos afazeres, ao trabalho do povo, muitas vezes fica difícil.”

“Essa solenidade interrompe um pouco e brevemente o clima penitencial da quaresma porque nós cantamos Glória; e vamos professar logo após a homilia o Credo quando nós renovamos a nossa fé. O Filho de Deus veio ao mundo pelo ventre de Maria, mas precisava de um pai para ser inserido no seio de uma família judaica. São José é aquilo que nós chamamos de “as primícias da Igreja manifestadas, portanto, na Sagrada Família”. Então ele protege a cabeça da Igreja que é Cristo, como também protege a mãe da Igreja que é Maria Santíssima. Não é pouco essa função mesmo sendo uma família de três membros: ele é protetor de Maria e pai responsável de Jesus. Solícito e vigilante, José era um homem justo: significa que ele compreende o plano de Deus e tem um bom propósito de cumprir esse plano... Mesmo no silêncio ele entende! Não é um homem temerário que vai vociferando contra as pessoas. José fica no silêncio esperando a resposta de Deus sobre a gravidez daquela que estava prometida em casamento. José alia a imagem da sua castidade à do homem justo. Ele não emite nenhum juízo temerário antes de se certificar de tudo. Muitas vezes a resposta não vem de modo imediato; mas ela acaba vindo! [...] José vai entender que Maria está grávida por obra do Espírito Santo. Ele também vai ser participante da realização de todas as promessas que Deus Pai fez no Antigo Testamento, sobretudo, ao patriarca Abraão.”

“José tornou-se assim colaborador disponível e generoso no projeto da salvação. Deus abraçou toda humanidade! Parece que José é uma figura bem tímida pelo fato de ele não dizer nada, ser calado; o fato de não aparecer nenhuma palavra de São José na bíblia não significa que ele é insignificante no plano da salvação. Pelo contrário: Deus escolheu os justos, os simples para realizar o seu amor no meio do seu povo. Por que Deus escolheu um homem tão humilde, tão simples, como ele? Por isso nós somos chamados hoje também a louvar a Deus pelo sim que parece contraditório de São José. O sim dele não é o sim verbal, mas é o sim comportamental! Nós sabemos muito bem que ele não vai resistir nem retrucar com Deus. Mesmo sem falar, ele é o homem do sim!”

Texto: Flávio Maia

Fotos: Bruno Henrique