A Cidade das Águas Virtuosas acolhe Dom Pedro, Servo de Jesus Cristo!

Foto-10A Cidade das Águas Virtuosas acolheu, ao entardecer do sábado, dia 23 de janeiro, seu Pastor, Dom Pedro Cunha Cruz. Foi a primeira visita como Bispo titular da Campanha, uma vez que no dia 06 de agosto de 2015, abertura das festividades da Senhora da Saúde, Padroeira da Cidade e da Paróquia de Lambari, Dom Pedro ainda era Bispo Coadjutor.

Muitos fiéis das diversas Pastorais, Movimentos, Ministérios, Associações, Conselhos e Comunidades Urbanas e Rurais se reuniram no Adro da Igreja Matriz para a saudação a Dom Pedro. Após um café servido na residência paroquial, Dom Pedro chegou à Praça da Matriz, conduzido pelo senhor Francisco Pereira Alves e acompanhado do seminarista da Teologia, Marcus Vinícius Tertuliano Ribeiro. Ao som do Hino de Lambari, foi saudado pelo Excelentísimo Senhor Sérgio Teixeira, Prefeito de Municipal e pela primeira dama, senhora Irene, que lhe ofertaram uma linda orquídea. Os estandartes dos Padroeiros das 22 comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora da Saúde estavam na entrada da Matriz para saudar o Pastor. À porta principal da Matriz, foi acolhido pelo Pároco, Padre Marcos Antônio Menezes Thomaz, e deu-se início à Entrada Pontifical, onde o Bispo entrou aspergindo o povo, tendo à frente Padre Marcos a conduzir o Crucifixo. Em seguida, Dom Pedro fez um breve momento de oração na Capela do Santíssimo. Logo depois, o Bispo, Padre Marcos, Monsenhor Benedito e os seminaristas presentes, Marcus Vinícius, José Daniel, Bruno Augusto, Elton e Simon, dirigiram-se à Sala Cônego Leal para se paramentarem. Deu-se início ao processional de Entrada da Santa Missa do III Domingo Comum.

Em sua homilia, Dom Pedro destacou a alegria de se fazer presente na Paróquia de Lambari, como uma oportunidade de estar com esta parcela do seu rebanho, para celebrar, catequizar e abraçar seu povo, presidindo a Palavra e a Santíssima Eucaristia.

Ao final da celebração, o Prefeito saudou Dom Pedro, dizendo que Lambari é a casa do Bispo, bem como todas as nossas casas e nossos corações se abrem para acolher o representante de Jesus Cristo em nossa Igreja Particular da Campanha. Em nome dos fiéis leigos, o senhor Carlos Eduardo Fernandes, membro da Pastoral Litúrgica, dirigiu palavras de afeto e acolhida que foram a voz do coração de cada católico ali presente naquela noite de júbilo. Padre Marcos agradeceu o carinho e a prontidão de Dom Pedro em aceitar o convite de nossa Comunidade e disse que Dom Pedro estará sempre sob o olhar da Padroeira de nossa terra das Águas Virtuosas, a Bem-Aventurada Virgem Maria, Senhora da Saúde.

Dom Pedro, lembrando as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, pediu que a comunidade reze muito por ele e disse também que nosso povo estará sempre em suas orações.

A comunidade ofereceu carinhosamente algumas lembranças ao Bispo: uma casula e uma mitra com seu Brasão, uma cesta com frutas, doces e queijos produzidos em nossa cidade, a água mineral de Lambari e um álbum com as fotos da Santa Missa do dia 6 de agosto, enquanto o Coro Paroquial entoava a Oração pelo Pastor.

Para agradecer o carinho da comunidade lambariense, Dom Pedro concedeu a todos os presentes a bênção ao final da Celebração. A procissão seguiu até a entrada principal da Matriz, onde muitos fiéis cumprimentaram o senhor Bispo. Logo após, Dom Pedro foi recebido na residência paroquial para um jantar de confraternização.

A Dom Pedro Cunha Cruz, a gratidão do povo de Deus presente em Lambari, Casa de Maria, Senhora da Saúde e Terra de Águas santas e milagrosas.

A todos os que contribuíram pela beleza deste dia, nosso fraterno agradecimento.

Que a Senhora da Saúde a todos cubra com seu manto sagrado, concedendo-nos a saúde corporal e espiritual.

Wagner Tadeu Alves
Coordenador da Pastoral Litúrgica