Na Terra da Santa Cruz

foto5Nossa comunidade paroquial celebrou com muito carinho a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Nossa cidade, com muito trabalho, deixou de ser a pequena Encruzilhada, para emancipar-se como Cruzília, e junto com o nome, pela fé do seu povo, já veio entranhado o codinome Terra da Santa Cruz, cantado em verso e prosa, como nas estrofes do Hino do Município:

“Tem Cruzília em seu nome esculpida, / Uma cruz que o destino traçou, / Em seus braços eternos, a vida, / Este povo, feliz, encontrou. / Salve ó Cruz da minha Terra!/ Cruzília, terra da Cruz./ Teu nome lembra e encerra, / A epopeia “de Jesus.”

Pela manhã tivemos a caminhada até a Serrinha (ponto mais alto do município), onde esta o grande Cruzeiro, que nos deu a honra de ser Santuário da Santa Cruz.

A nossa alegria foi completada, quando nosso bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, veio celebrar conosco, missa às 19h, na Igreja Matriz, e nos presenteou com a rara relíquia do Santo Lenho. Foi um presente muito significativo para toda nossa gente. Em sua homília, Dom Pedro ressaltou a importância de se celebrar a Cruz Gloriosa do Cristo, pois foi pela cruz que Deus nos trouxe a Salvação através de seu glorioso filho Jesus Cristo. Lembrou-nos que a Cruz de Cristo não e sinal de morte, mas pelo contrário, sinal de vida, de ressurreição. É pela cruz que chegaremos à glorificação, como o Senhor Jesus. É por isso que exaltamos a Santa Cruz.

Após a celebração houve a procissão com a relíquia até a Igreja de Nossa Senhora das Dores, onde no dia 15 de setembro, a comunidade celebrará a Festa da Senhora das Dores.

Agradecemos a todos que participaram e colaboraram para que tudo transcorresse em harmonia. Agradecemos aos nossos pastores Pe. Dehon e Pe. Enderson pelo cuidado com nossa gente e, especialmente, a Dom Pedro que nos proporcionou esta grande alegria de estar conosco e ainda pelo precioso presente a nossa comunidade. Que Deus abençoe a todos!

Texto por Mônica da Silva Leal

Fotos por Marco Aurélio de Castro Meireles e Mônica da Silva Leal