PARÓQUIA DE CARVALHOS INICIA PASTORAL DO MIGRANTE ACOLHENDO FAMÍLIAS VENEZUELANAS

WhatsApp Image 2019-06-14 at 16.35.08A paróquia Sagrado Coração de Jesus, através do pároco Padre Alex José Adão e da paroquiana Susy, iniciaram neste ano de 2019 as atividades da Pastoral do Migrante. É um trabalho voluntário e informal de intermediação entre cidadãos da Diocese da Campanha MG e a Pastoral Universitária da Diocese de Roraima, na pessoa do seu assessor Padre Antônio Ronilson Braga de Sousa, SJ, que trabalha em conjunto com a Operação Acolhida das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Na Diocese da Campanha, a Pastoral do Migrante de Carvalhos já acolheu duas famílias de venezuelanos. Uma se encontra estabelecida em Carvalhos e outra na paróquia São Sebastião, na cidade de Cruzília.

Para o acolhimento dessas famílias de refugiados, o Padre Ronilson (Boa Vista, RR) seleciona as famílias com documentação em dia, a maioria em situação de rua, e encaminha ao Padre Alex (Carvalhos MG). A pessoa ou entidade que quer acolher alguma família se encarrega de conseguir uma casa, que deverá ser emprestada por um período de no mínimo seis meses, com contrato assinado por ambas as partes. O(a) acolhedor(a) também se encarrega de ajudar os venezuelanos maiores de 18 anos a conseguir trabalho com remuneração comum ao devido serviço prestado por no mínimo três meses. O(a) acolhedor(a) ainda deverá se esforçar para ajudar a família a entrar em contato com os serviços públicos de saúde, ajuda social e educação, visto que os migrantes precisam de auxílio para se instalarem nesta nova realidade social. Outras formas de ajuda surgirão também de forma espontânea a partir dos bons corações das pessoas de nossas comunidades.

Essa ação pastoral já tem o apoio efetivo das sociedades carvalhense, cruziliense e guapeense. Mas também conta com o apoio de outras pessoas que demonstraram interesse em ajudar nessa atividade caritativa. São elas: Padre Saymont (São Sebastião do Rio Verde), o senhor Roger (Aiuruoca), o Sr Giovani (São José do Alegre), o Sr Domingos (Monsenhor Paulo) e o Sr Marcelo (Varginha). Todos entraram em contato pessoal com o Padre Alex.

Na data de hoje (14/06/2019) três famílias estão sendo encaminhadas para o município de Guapé. Nesta cidade, o Prefeito Nelson Lara e o médico Dr Fabiano estão oferecendo acolhimento a essas famílias.

Contanto com a graça de Deus e o amor das pessoas de bom coração, estamos buscando sempre mais apoio para que nossa corrente de solidariedade continue crescendo. "As migrações enriquecem nossas comunidades: Jesus também foi um refugiado" (Papa Francisco). Esse tão urgente trabalho tem tirado das garras do extremo sofrimento e da morte tantos homens e mulheres, crianças e idosos de nossa irmã sulamericana Venezuela.

Pe. Alex José Adão

Carvalhos, 14 de junho de 2019.