Encontro Diocesano Movimento Mães que Oram pelos Filhos

capa

Aconteceu no domingo passado, dia 18 de setembro, no CEM - Comunidade Evangelizadora Magníficat, o III Encontro Diocesano do Movimento Mães Que Oram Pelos Filhos (A.M.O), que tem como Coordenadora Diocesana Cristiane Braga de Alvarenga Faria.

O evento teve a participação do Pe. Luis Augusto Furtado (Assessor Diocesano e Diretor Espiritual Diocesano e Provincial); Pe. Pedro Paulo (Pepê); Raquel Bassoto (Coordenadora Estadual ); Lucinéa Bueno Angélico (Coordenadora Província 2); Paula Belon (Coordenadora Nacional Espiritualidade AMO). Participaram também as coordenadoras dos serviços estaduais e provinciais: Silmara (Apoio Provincial do Serviço de Formação); Penha (Coordenadora do Serviço Estadual da Escola Oracional); Milene (Apoio Provincial do Serviço Música) e Irismara (Coordenadora Estadual do Serviço da Metodologia).

O encontro contou com a seguinte Programação:
08h00 - Acolhida (Cristiane Alvarenga coordenadora Diocesana) e Benção inicial (Pe. Luís Augusto)
08h20 - Entronização da Imagem de Nossa Sra. de La Salette e oração.
08h30 - 1° Pregação “Amor ao Servir: Espiritualidade do Cotidiano” – Raquel Bassoto (Coordenadora Estadual)
09h10 - 2° Pregação “Conhecendo o Movimento: Carisma, Padroeira e Espiritualidade” - Lucinéa Bueno- (Coordenadora Provincial)
09h50 - Intervalo
10h20 - Serviço Formação - Silmara (Apoio do Serviço Provincial Formação)
10h50 - Serviço Escola Oracional - Penha (Coordenadora do Serviço Estadual Escola Oracional)
11h15 - Serviço Súplica - Paula Belon (Coordenadora Nacional Espiritualidade AMO )
11h40 - Serviço Música - Milene (Apoio do Serviço Provincial Música)
12h00 - Intervalo almoço
13h00 - Oração do Terço da Penitência
13h30 - Metodologia - Irismara (Coordenadora do Serviço Estadual Metodologia)
14h00 - Lectio Divina: Vivendo o grupo na prática - Raquel, Irismara e Silmara
14h30 - Mensagem para as mães: Padre Luís Augusto (Diretor Espiritual)
15h30 - Adoração ao Santíssimo: Pe. Pedro Paulo (Pepê)
16h00 - Intervalo
16h30 - Santa Missa presidida pelo Pe. Luís Augusto Furtado.

Estiveram reunidas em torno de 600 mães, das cidades e paróquias da Diocese da Campanha, e também mães da Arquidiocese de Pouso Alegre e Diocese de Guaxupé.

Foi um momento de formação e reflexão sobre a grandiosa missão de ser mãe, bem como , de alcançarmos o carisma que Deus suscitou para nós na Igreja através do movimento: “Restauração das famílias pelo poder da oração de intercessão”. Foi também um momento de muita felicidade, a alegria do reencontro e de nos unirmos ainda mais em nossa missão maternal.

O que mais chamou a atenção no evento foi o silêncio, o olhar sedento das mães em querer informações e formação e, a oração e agradecimento de estar em um lugar tão conectado com o Divino. Como disse Pe. Pepê: “A oração alarga o coração”, frase de Madre Teresa de Calcutá. Esta escuta ao chamado do Senhor é sentida em todos os âmbitos, como ficou marcado na limpeza e no respeito com o local e, principalmente o silêncio, mantido até nos intervalos. Foi tudo muito lindo e sentimos uma imensa paz!

"Afinal, o Movimento de Mães que Oram pelos Filhos é um impulso divino. Em um mundo cada vez mais urbano, em meio às tarefas cotidianas, seja pelo trabalho, seja pelas tecnologias e outras facilidades, se faz necessário encontrar novos meios de alimentar nossa fé e espiritualidade. E como as mães precisam desse alimento para enfrentar os desafios pessoais e da família!”

“As Mães que Oram pelos Filhos vêm descobrindo seu próprio itinerário, tendo como inspiração o Evangelho, as formações, os encontros semanais, fazendo a experiência do poder da oração, tendo em comum o Ora et Labora”.

“O Movimento vem encontrando um denominador comum diante das inúmeras situações que cada mãe vive, perante suas tarefas diárias para transformar e encontrar o modo de orar sem cessar, como lhes pede a padroeira do Movimento, Nossa Senhora de La Salette." - Dom Frei Mário Marques, O.F.M.Cap (Prefácio do livro "Cartas de uma mãe que ora para uma vivência de oração cotidiana", autores Angela Abdo e Pe Vicente de Paula Neto).

Nossa Senhora de La Salette, reconciliadora dos pecadores, rogai sem cessar por nós que recorremos a Vós!

Cristiane Braga de Alvarenga Faria
Coordenadora Diocesana A.M.O