9° Seminário de Comunicação no Rio de Janeiro

capa2

Aconteceu, de forma híbrida, entre os dias 13 a 16 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, no centro de estudos do Sumaré, o 9° Seminário de Comunicação Social com a participação de mais de 140 profissionais da área da comunicação eclesial, de várias localidades do Brasil, dentre estes, representando a nossa Diocese da Campanha, o Pe. João Paulo G. de Carvalho, assessor diocesano da Pastoral da Comunicação e o agente da Pascom, Bruno Vituriano. O tema desta edição foi “Igreja digital: Educar a comunidade para o novo humanismo”.

Talentosos conferencistas nacionais e internacionais procuraram elucidar a abrangência da comunicação social no hoje da história, bem como importância da presença da Igreja em utilizar o digital, principalmente no que tange ao metaverso (ecossistema que inclui várias tecnologias e onde o mundo digital existe paralelamente a nossa realidade). “Metaverso é a evolução natural da internet. Internet, realidade virtual, realidade aumentada é o metaverso”. Por isso, é imprescindível ver o ser humano na sua forma integral nas redes sociais. É necessário que este novo humanismo ajude a construir uma cidadania no metaverso.

No último dia, o Pe. Dr. Mário de França Miranda – (PUC RJ), e o Pe. Dr. Alexandre Favretto – (PUC Campinas), encerraram o seminário com maestria, levando-nos a refletir sobre “O espaço de Deus e do homem nas realidades digitais” e “A presença da religião nos novos espaços de encontro”. Segundo o Pe. Mário, o cristianismo é todo virtual, ou seja, por meio de Cristo, o revelador do Pai, o distante torna-se presente e o passado, atual.

Enfim, foram dias de reflexões intensas, bem como de troca de experiências e informações com todos que estavam presentes, favorecendo com que a comunicação seja cada vez mais humana, humanizante e humanizadora. Já estamos à espera da décima edição, que acontecerá de 19 a 23 de setembro de 2023 e terá como tema a Inteligência Artificial.

Pe. João Paulo Gonçalves de Carvalho
Assessor diocesano da Pastoral da Comunicação