REUNIÃO REGIONAL DOS DIRETORES ESPIRITUAIS DO ECC

capaNos dias 19 e 20 de setembro, aconteceu no Recanto São José, em Belo Horizonte, um Encontro que reuniu os Diretores Espirituais do ECC do Regional Leste 2. A Diocese da Campanha foi representada pelos padres Reginaldo, Diretor Espiritual Diocesano, e Carlinhos, Diretor Espiritual da 3ª Etapa.

Os padres presentes foram acolhidos pelo casal Carlos e Lia, coordenadores do ECC no Regional. Eles foram os responsáveis pelo primeiro assunto tratado no Encontro, que teve o objetivo de salientar os aspectos mais importantes para a implantação e estruturação do ECC. Também pe. Jorge Filho, Diretor Espiritual do Regional Leste 2, recebeu os participantes e partilhou sobre o papel do Diretor Espiritual frente às necessidades e aos desafios que vão surgindo no ECC.

Os Diretores Espirituais também foram agraciados com a presença de Dom Adair José Guimarães, bispo de Formosa-GO e Assessor Eclesiástico Nacional do ECC. Em sua fala, Dom Adair muito reforçou a necessidade de os padres serem próximos às pessoas, presentes na vida e história de suas comunidades. Além disso, no serviço de Direção Espiritual do ECC, devem os padres ser disponíveis e encantados com este serviço-escola que vai apontando o caminho para um consciente engajamento pastoral dos leigos.

Outro assunto importante foi o trabalho do Pós-Encontro, que é o conjunto de atividades que podem acontecer a partir dos casais que vivenciaram o ECC. Destacou-se que é justamente este o caminho para os casais crescerem na fé, na vida conjugal e no engajamento pastoral nas paróquias e na diocese.

Com esse roteiro, os Diretores Espirituais puderam ganhar novo ânimo e sentir-se mais preparados no acompanhamento do ECC em suas paróquias, foranias e dioceses. Levam, com certeza, elementos que os ajudem a fortalecer o ECC, para que este continue cumprindo a missão de formar casais cristãos conscientes de sua missão na Igreja.

Padre Reginaldo Sebastião de Oliveira - Diretor espiritual do ECC