Dom Pedro Cunha Cruz celebra o 6° dia da Semana Jubilar da Arquidiocese de Pouso Alegre

IMG 20220921 213646111

Dom Pedro Cunha Cruz, bispo da Campanha (MG), presidiu missa na catedral metropolitana de Pouso Alegre (MG), hoje (21), 6º dia da Semana Jubilar.

O 6º dia da Semana Jubilar foi celebrado com missa presidida por dom Pedro Cunha Cruz. Os padres Adriano São João, pároco da paróquia São José Operário, e Marcos Roberto da Silva, pároco da paróquia São José, no distrito do Pântano, concelebraram a missa. Ambas as paróquias pertencem ao território da cidade de Pouso Alegre. Os fiéis dessas paróquias também participaram da missa como convidados especiais. Outros padres estiveram na celebração: padre José Francisco Ferreira, coordenador da Semana Jubilar; Ivan Carvalho, formador do seminário da Campanha, e Marcos Eduardo Caliari, vigário da paróquia Bom Jesus, em Pouso Alegre. Os fiéis da paróquia São José, em Congonhal (MG) ajudaram na animação litúrgico-musical da missa. Seminaristas da diocese da Campanha, do seminário Nossa Senhora das Dores, participaram da celebração. Cônego Vonilton Augusto Ferreira, cura da catedral metropolitana de Pouso Alegre, acolheu os fiéis, religiosos e clérigos presentes.

IMG 20220921 214901

Fiéis da paróquia São José, em Congonhal, animaram as ações litúrgico-musicais da missa do 6º dia da Semana Jubilar.

No início da celebração, recordaram-se os frutos pastorais colhidos na arquidiocese de Pouso Alegre, em comunhão com as dioceses da Campanha e Guaxupé (MG). No 6º dia da Semana Jubilar, fez-se memória da vida consagrada, com destaque para o seu incansável testemunho de rezar e trabalhar pelas necessidades da Igreja presente no sul de Minas.

IMG 20220921 215410

A vocação e a missão da vida consagrada na província eclesiástica de Pouso Alegre foram destacados no 6º dia da Semana Jubilar.

Em sua homilia, dom Pedro Cunha agradeceu a dom Majella e ao cônego Vonilton por rezar na Semana Jubilar. A partir da Festa do apóstolo São Mateus e da Palavra de Deus, dom Pedro Cunha falou sobre o mistério da Igreja e da Trindade. Destacou aspectos da vida e da missão do apóstolo celebrado, hoje (21), e ressaltou a importância de se ter consciência de ser Igreja e viver a unidade.

“Quis a providência que eu presidisse esta santa eucaristia na festa do evangelista São Mateus. Para mim, motivo de grande alegria porque nós estamos celebrando este ano jubilar dos 60 anos da elevação à arquidiocese de Pouso Alegre e a criação da província eclesiástica de Pouso Alegre. Como bispo da diocese da Campanha, estreitamos uma amizade muito boa entre nós, bispos, os três bispos que fazem parte desta província”, disse dom Pedro Cunha.

Leia na íntegra a homilia de dom Pedro Cunha.

Após a missa, os fiéis, religiosos e clérigos presentes acompanharam no átrio da catedral a apresentação cultural da lira Nossa Senhora das Dores, de Gonçalves (MG), que executou músicas religiosas e populares.

IMG 20220921 213425

Lira “Nossa Senhora das Dores”, de Gonçalves, apresentou-se depois da missa do 6º dia da Semana Jubilar.

Dom Pedro Cunha Cruz é o sétimo bispo da diocese da Campanha. Foi ordenado bispo no dia 5 de fevereiro de 2011, por dom Orani João Tempesta, O. Cist. De 1990 a 2010, dom Pedro Cunha exerceu o ministério presbiteral na arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). De 2011 a 2015, foi bispo auxiliar dessa arquidiocese. No dia 20 de maio de 2015, foi nomeado pelo papa Francisco como bispo-coadjutor da Campanha e auxiliou dom Diamantino Prata de Carvalho, O.F.M., então bispo diocesano. Em 25 de novembro de 2015, com a renúncia de dom Diamantino, por motivo de idade, dom Pedro Cunha foi nomeado bispo da Campanha.

IMG 20220921 215157

Dom Pedro Cunha, bispo da Campanha, refletiu sobre a importância da unidade da Igreja no 6º dia da Semana Jubilar.

A diocese da Campanha foi criada no dia 8 de setembro de 1907, desmembrada da, então, diocese de Pouso Alegre e com a agregação de paróquias que pertenciam à, então, diocese de Mariana (MG). Com a diocese de Guaxupé (MG), a diocese da Campanha pertence à província eclesiástica de Pouso Alegre, instalada canonicamente no dia 23 de setembro de 1962. Essas duas dioceses e a arquidiocese de Pouso Alegre correspondem à Igreja Católica presente no sul de Minas Gerais.

IMG 20220921 2137211111111

Entre os padres concelebrantes, padre Adriano São João e padre Marcos Roberto participaram do 6º dia da Semana Jubilar como convidados especiais.

Na próxima sexta (23), completam-se 60 anos de existência dessa organização eclesiástica. Por causa dessa data histórica, acontece a Semana Jubilar na catedral metropolitana de Pouso Alegre, com a participação de arcebispos, bispos, padres, religiosos e fiéis ligados à história da arquidiocese de Pouso Alegre e à província eclesiástica homônima.

A Semana Jubilar será celebrada até o próximo sábado (24). Confira a programação completa. Está aberta também uma exposição de fotos e objetos litúrgicos relacionados à história da arquidiocese, na catedral metropolitana, em Pouso Alegre. A visitação é gratuita e vai até o próximo domingo (25), das 8h às 20h.

Confira a cobertura fotográfica do 6º dia da Semana Jubilar.

Texto: Padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Geovania Andrade Pereira Carvalho