Formação Permanente dos Presbíteros 2022

WhatsApp Image 2022-09-06 at 13.36.40A Diocese da Campanha/MG, participou, entre os dias 29 de agosto a 02 de setembro, em Cachoeira do Campo/MG, da formação permanente dos presbíteros e da eleição à nova Comissão Regional de Presbíteros do Leste II. Representaram nosso clero os padres: (Pe. Alex José Adão, Pe. Roberto Antônio Nogueira, Pe. Carlos Ribeiro Natali, Pe. Ilídio Coelho e Pe. Mário da Silva Q. Rabelo).

O encontro teve como tema: “A dimensão ética e moral no Ministério” e foi assessorado pelo Pe. José Rafael Solano Duran, mestre e doutor em Teologia Moral e pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto Teológico João Paulo II (Salvador/BA). Foram dias de reflexões , orações, convivência fraterna e partilha, bem como de revigoramento da caminhada presbiteral.

Vários assuntos relevantes à vida presbiteral foram abordados, a saber: o Burnout e o Clero: cansaço e exaustão; Os desafios éticos dos presbíteros na mudança de época; Presbíteros: mestres das relação, entre outros.

Burnout é uma palavra inglesa utilizada para se referir a algo que deixou de funcionar por exaustão. É um problema que atinge diversas classes profissionais, sobretudo, os profissionais ligados à área de serviço, como cuidadores, onde a oferta do cuidado ou serviço, frequentemente, ocorre em situações de mudanças emocionais", afirmou Pe. Rafael Solano. Desse modo, nesta “sociedade do cansaço”, em que estamos inseridos, caracterizada pela velocidade das mudanças e pelo esgotamento, os clérigos não estão imunes à essa doença psicológica, Burnout, pelo contrário, são constantemente afetados em meio às múltiplas tarefas do cotidiano. É preciso, portanto, que busquem ajuda espiritual, psicológica e fraterna, por meio do cultivo de boas amizades e comunhão com o Bispo e seu presbitério. Além de cultivarem sempre, uma vida de santidade sendo "Presbíteros em saída", atendendo ao clamor da Igreja. "Os presbíteros, tirados dentre os homens e constituídos a favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecerem dons e sacrifícios pelos pecados.”

Pe. Rafael lembrou-nos, ainda, de que o presbítero é chamado a tecer relações inspiradas no Reino, ou seja: “Dar a alma à Liturgia, ser profeta, pois a nossa liderança sempre a serviço envolve uma resposta direta às necessidades e aos necessitados". Nossa essência, deve ser marcada pelo discernimento de homens consagrados e não pelas conveniências.

Por fim, foi realizada a eleição à nova Comissão Regional de Presbítero do Leste II, sendo eleito Pe. Mauro do clero da Arquidiocese de Mariana/MG.

Pe. Roberto Antônio Nogueira – Pároco da Paróquia São Sebastião (Varginha/MG).