Equipe Diocesana de Animação do Sínodo envia à Equipe Nacional o relatório-síntese da Escuta Sinodal realizada na Diocese da Campanha

WhatsApp Image 2022-08-03 at 14.29.14No início desta semana a Equipe Diocesana de Animação do Sínodo na Diocese da Campanha enviou à Equipe Nacional, junto à CNBB, o relatório-síntese da Escuta Sinodal pedida pelo Papa Francisco e realizada na nossa Diocese da Campanha, após aprovação do mesmo pelo bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz.

Esta equipe foi nomeada por Dom Pedro em setembro do ano passado, quando a Secretaria Geral do Sínodo, em Roma, junto à Santa Sé, enviou às conferências episcopais e dioceses de todo o mundo o vade-mecum (expressão latina que significa literalmente “vai comigo” e quer dizer “aquilo que se deve trazer sempre consigo ao longo de um processo”), contendo um grande inquérito, com uma questão fundamental e outros 10 blocos de perguntas, a ser estudado, inculturado e adaptado a cada realidade nacional e diocesana, a fim de promover nesta primeira fase do sínodo um amplo processo de escuta popular.

Em 10 de outubro de 2021, o Papa Francisco inaugurou este processo em Roma e no domingo seguinte, 17 de outubro de 2021, em todas as paróquias de nossa Diocese da Campanha celebrou-se a abertura do processo sinodal 2021-2023.

A Equipe Diocesana de Animação do Sínodo reuniu-se diversas vezes, presencial e remotamente, estudou o material recebido, estabeleceu etapas e empenhou-se em promover a Escuta Sinodal.

Primeiramente foi disponibilizado o link de um questionário aberto, ao qual, 55 pessoas responderam, oferecendo assim, por sua diversidade, uma amostra do pensamento das pessoas do sul de Minas acerca do caminho atual da Igreja. Com base nestas respostas, a equipe passou a elaborar as opções de múltipla escolha que apareceram então no questionário agora disponibilizado a todas as pessoas. Embora quase todas as questões apresentassem opções de múltipla escolha, havia sempre a opção “outra”, onde os fiéis poderiam expressar com liberdade, verdade e coragem as suas convicções sobre o assunto em questão.

Desde o domingo da Divina Misericórdia, 24 de abril até o dia 25 de junho de 2022, 5.151 pessoas responderam livremente ao questionário disponibilizado on-line num formulário do Google e em algumas paróquias ou ocasiões também disponibilizado de forma impressa.

O conjunto das mais de 5 mil respostas gerou um relatório muito significativo, quer nas suas respostas objetivas, quer nas subjetivas. De posse deste vasto material, a equipe pôs-se a sintetizar as múltiplas respostas, cuidando de realizar mais do que um processo de síntese, uma verdadeira escuta dos clamores e demandas das pessoas que se expressaram das mais variadas formas.

A síntese que ora foi enviada à CNBB é, com certeza, limitado, pois não contempla as questões estritamente internas à Diocese da Campanha. Estas serão, segundo o Pe. Jean Poul, coordenador da Equipe de Animação do Sínodo em nossa diocese, oportunamente enviadas ao bispo, ao conselho de formação presbiteral, ao conselho diocesano de pastoral, à pastoral presbiteral etc.

Contudo, no dizer de Dom Pedro Cunha Cruz, nosso bispo, o relatório “desenha o perfil perfeito do que é nosso povo, nossa Igreja e nossa cultura”.

Dom Pedro destaca ainda quatro “aspectos bem sublinhados pelos fiéis, como sinais urgentes de mudança:

1 – superação do clericalismo;

2 – superação do “grupismo”;

3 – proximidade do clero em relação ao povo de Deus;

4 – formação permanente aos leigos”.

A secretária diocesana de pastoral e também secretária da Equipe Diocesana de Animação do Sínodo, Mirian de O. Christiano, afirma: “Amei a expressão de Dom Pedro: ‘sinais urgentes de mudança’! É na Igreja inteira, então que comece por nós!”.

A Ir. Josielma, que também compõe a equipe, representando a Vida Religiosa Consagrada, disse: “De fato, são urgentes essas mudanças, a começar por cada um de nós, nossas famílias e comunidades. O testemunho que podemos dar de uma Igreja que caminha junto, faz a mudança acontecer no todo”.

Já o Pedro H. Mendonça Fernandes, vice-coordenador da Equipe de Animação do Sínodo afirmou: “A escuta sinodal ampliou muito nosso olhar”. E sugeriu: “Penso que as pastorais em âmbito diocesano deveriam lê-la e se perguntar: o que esta escuta nos diz? Que mudanças nos convida a efetivar e que passos podemos dar para responder às demandas apresentadas?”.

Você também pode acessar aqui o relatório-síntese e colocar-se diante dele buscando tornar-se um cristão (leigo/a, ministro ordenado ou religioso/a consagrado/a) melhor. Isto, com certeza, redundará numa comunidade melhor, numa Igreja melhor e num mundo melhor. Seja você a mudança que quer ver no mundo.

Clique aqui para acessar o Relatório-Síntese da Escuta Sinodal na Diocese da Campanha