Pe. Wendel conclui mestrado em Roma

WhatsApp Image 2022-06-29 at 13.08.29

Depois de realizar os dois anos de estudos na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, Pe. Wendel de Oliveira Rezende concluiu o curso de mestrado em filosofia, com especialização em filosofia teorética e área de concentração em filosofia medieval. Ao longo do ciclo do mestrado, que habilita a lecionar no ensino superior conferindo a “licentia docendi” (licença para ensinar), Pe. Wendel cursou as muitas disciplinas previstas e realizou os seus respectivos exames, além dos exames finais, conhecidos como “De universa philosophiae” (sobre o “universo” da filosofia ou de síntese do curso).

No dia 28 de junho aconteceu a última avaliação, a banca sobre a “tesina”. Pe. Wendel desenvolveu um trabalho acadêmico com o título “La verità come splendore dell’essere: La concezione della verità in Tommaso d’Aquino, Quaestiones Disputatae De Veritate, q. 1” (A verdade como esplendor do ser: a concepção de verdade em Tomás de Aquino, Questões Disputadas sobre a Verdade, q. 1). Na comissão de avaliação, estiveram presentes os seguintes professores da universidade: o diretor/orientador da tesina, Mons. Mario Pangallo (membro da Pontifícia Academia S. Tomás de Aquino) e o censor/avaliador, Pe. Ramón Lucas-Lucas (membro da Pontifícia Academia para a Vida).

Além dos estudos realizados, durante esse período Pe. Wendel teve a oportunidade de aprofundar a formação permanente residindo no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, instituição que reúne padres de todas as regiões do Brasil. Em Roma, através da participação nos eventos e celebrações da Santa Sé e do contato com pessoas de várias partes do mundo, os estudantes fazem a experiência concreta da universalidade da Igreja, reunida em comunhão com o Papa, sucessor de São Pedro, bispo de Roma e chefe do Colégio Apostólico.

Após a conclusão desse itinerário de estudo e pesquisa com êxito, Pe. Wendel retorna para o Brasil no mês de julho e irá lecionar no curso de filosofia da Faculdade Católica de Pouso Alegre, do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores (em Campanha) e do Seminário Maior D. José André Coimbra (Diocese de Patos de Minas).

Em nome da nossa diocese, desejamos-lhe felicitações pelo mestrado conquistado e fazemos votos de bons trabalhos na missão que irá desempenhar!

No dia 28 de junho aconteceu a última avaliação, a banca sobre a “tesina”. Pe. Wendel desenvolveu um trabalho acadêmico com o título “La verità come splendore dell’essere: La concezione della verità in Tommaso d’Aquino, Quaestiones Disputatae De Veritate, q. 1” (A verdade como esplendor do ser: a concepção de verdade em Tomás de Aquino, Questões Disputadas sobre a Verdade, q. 1). Na comissão de avaliação, estiveram presentes os seguintes professores da universidade: o diretor/orientador da tesina, Mons. Mario Pangallo (membro da Pontifícia Academia S. Tomás de Aquino) e o censor/avaliador, Pe. Ramón Lucas-Lucas (membro da Pontifícia Academia para a Vida).