Equipe Diocesana de Animação do Sínodo fez arrastão da sinodalidade na Missa do Crisma, em Campanha

WhatsApp Image 2022-04-25 at 21.47.36Por ocasião da grande afluência de clero e povo à Catedral de Santo Antônio da Campanha para Missa do Crisma, ou Missa da Unidade Diocesana – depois de dois anos de acesso restrito – na manhã da Quinta-feira Santa, dia 14 de abril próximo passado, a Equipe Diocesana de Animação do Sínodo fez um arrastão da sinodalidade.

Após a oração pós-comunhão, no momento habitual dos avisos, o vice-coordenador da equipe, Pedro Henrique M. Fernandes, fez uso da palavra para recordar e motivar os presentes ao compromisso e participação no processo diocesano de escuta sinodal. Enquanto isso, os demais membros da equipe colocaram nas mãos de todos os presentes na Catedral um folder com informações básicas sobre o Sínodo convocado pelo Papa Francisco, aberto em Roma e nas nossas dioceses e paróquias em outubro passado e que culminará na Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Roma, em outubro de 2023.

No processo sinodal, o Papa Francisco quis que em todas as Igrejas do mundo se promovesse alguma forma escuta das pessoas de dentro e de fora da Igreja. Este será, sem dúvida alguma, o maior processo de escuta já realizado na Igreja. Uma questão fundamental e dez blocos de questões foram enviados pela Secretaria Geral do Sínodo, do Vaticano, para serem adaptadas às realidades locais.

Na ocasião do arrastão, Pedro, comunicou em nome da equipe que no Domingo da Misericórdia, 23 de abril, o questionário estará disponível no site da diocese (www.diocesedacampanha.org.br) para que se comesse e motive a maior parte do Povo de Deus responda ao questionário on-line.

Depois de realizada a escuta, a equipe diocesana resumirá os dados colhidos num relatório de até dez páginas que deverá ser enviado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, que reunirá num único e amplo relatório toda a escuta do Brasil. Em seguida, os relatórios serão reunidos por continentes e enfim, darão origem ao Instrumento de Trabalho que será utilizado pelos bispos na assembleia de outubro de 2023.

O folder estará disponível na Secretaria Diocesana de Pastoral, com a Mirian, após prévia encomenda das paróquias de nossa diocese. Não fique de fora! Converse com seu pároco, vigário, diáconos, seminarista, religioso ou religiosa e participe dessa grande escuta da voz do Espírito na Igreja, povo de Deus.