EQUIPE DIOCESANA DE ANIMAÇÃO DO SÍNODO 2021-2023 FAZ A PRIMEIRA REUNIÃO

WhatsApp Image 2021-10-13 at 14.38.41Na noite de ontem, dia 12, a equipe diocesana de Animação do Sínodo 2021-2023 reuniu-se virtualmente para planejar as ações de divulgação e promover a participação de toda Diocese neste tempo especial de escuta convocado pelo Papa Francisco.

No primeiro momento, pe. Jean Poul, coordenador diocesano de pastoral e da equipe de animação, conduziu a mística da noite convidando a rezarem juntos pedindo as luzes do Espírito Santo e a oração oficial do Sínodo. Depois, os participantes se apresentaram de um jeito bem descontraído, revelando um pouco de cada um e como esperam ajudar com os objetivos da equipe.

A primeira reunião não teve uma pauta determinada, foi apenas com a intenção da equipe se conhecer e interagir, no entanto, uma “chuva de ideias” surgiu, com ações a curto, médio e longo prazo que serão executadas a seu tempo. Por ora, a equipe vai focar na abertura do Sínodo, na divulgação de sua definição, seus objetivos e como todos os nossos diocesanos poderão participar.

Reiterou-se a necessidade da preparação com antecedência da abertura oficial nas paróquias, em todas as missas dos dias 16 e 17, inclusive nas comunidades. A equipe diocesana de liturgia inseriu as orientações no próprio folheto litúrgico, como já enviado às paróquias e padres.

Dentre as várias ações, um roteiro celebrativo para as comunidades rurais e forças-vivas diocesanas será preparado e enviado na próxima semana, para que além de participar do processo de escuta, todos possam rezar pelo Sínodo, em comunhão com toda a Igreja no mundo.

Ao encerrar a reunião, pe. Jean compartilhou um lindo poema de Dom Pedro Casáldaliga sobre Nossa Senhora Aparecida e rezaram a Ave-Maria.

E você, o que já sabe sobre o Sínodo 2021-2023? Não deixe de celebrar com sua comunidade no final de semana, ou na impossibilidade de ir à missa, assista a abertura na Catedral Santo Antônio, em Campanha, presidida por nosso bispo diocesano, Dom Pedro, no dia 17 de outubro às 10h e que será transmitida em todas as mídias sociais da diocese.

Sínodo 2021-2023, por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.

Equipe Diocesana de Animação do Sínodo 2021-2023