PASTORAL LITÚRGICA DIVULGA A LITURGIA DE ABERTURA DO SÍNODO NA DIOCESE

WhatsApp Image 2021-10-07 at 20.32.54Domingo, dia 17 de outubro, acontecerá a abertura oficial do Sínodo dos Bispos nas dioceses, a primeira etapa do processo, a escuta das Igrejas locais. Dessa forma, a Equipe Diocesana de Animação do Sínodo vem pedir às equipes de liturgia de todas as paróquias que se empenhem com a costumeira dedicação e cuidado para bem vivermos este momento, em unidade com a Igreja do mundo inteiro, preparando com antecedência o que foi sugerido.

As orientações são simples, também constam no folheto litúrgico e são as seguintes:

1) A comunidade deve preparar um lugar bem bonito, com flores e velas, onde será colocado o Evangeliário (ou, na falta dele, a Bíblia), a ser entronizado no início da celebração, juntamente com um símbolo do Espírito Santo (pode ser o símbolo da Pomba, ou um quadro grande representando a descida do Espírito Santo no Pentecostes, ou uma bandeira com este símbolo – exemplo a das Santas Missões Populares).

2) Preparar com muito zelo e solenidade a entronização do símbolo do Espírito Santo e do Evangeliário, de acordo com o costume da comunidade, de modo que seja belo, solene e reverente.

3) Deve-se preparar também a água benta, para a aspersão, após a renovação da Promessas Batismais.

4) Atentar aos comentários durante a celebração, pois eles ajudam a comunidade a compreender o acontecimento histórico que estamos vivendo.

5) Em determinado momento, na celebração, será rezada a oração pelo Sínodo, portanto, providenciar um cartaz ou uma projeção para que todos possam acompanhar. Eis a oração:

*”Espírito Santo!

Eis-nos aqui, diante de vós, reunidos em vosso Nome.

Nosso Defensor, vinde, ficai conosco; tomai posse do nosso coração.

Mostrai-nos o destino, caminhai conosco, conservando-nos em comunhão.

Ai de nós, pecadores, se cairmos na confusão! Não o permitais.

Iluminai a nossa ignorância, libertai-nos da parcialidade.

Senhor que dais a vida, em vós, a unidade, convosco, a verdade e a justiça;

em marcha até à vida sem ocaso: nós vos suplicamos.

Vós que soprais onde e como desejais, a todos dando a possibilidade de passar, com Jesus, ao Pai: nós vos adoramos, agora e sempre.

Amém”*

É importante ressaltar que a abertura deve ser feita em todas as missas paroquias e não apenas numa, assim como, em todas as comunidades.

Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cuja festa estamos preparando, interceda por nós neste processo sinodal.

Equipe Diocesana de Animação do Sínodo 2023