A Vida Consagrada e Religiosa é chamada a manifestar que “Só Deus Basta!”

capaNo terceiro domingo do mês de agosto, a Igreja celebra a vocação à vida consagrada. A Ir. Ana Maria do Sagrado Coração de Jesus, OCD que em 16 de maio deste ano fez sua Profissão Solene na Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, do Carmelo São José de Três Pontas-MG, reflete conosco sobre esse sublime chamado.

“A consagração religiosa envolve uma prévia eleição por parte de Deus: é Ele quem chama, quem toma a iniciativa de convidar como os discípulos na beira do mar da Galiléia: Vem e segue-me. É um ato de Deus Pai, que nos consagra em Cristo, com Cristo e para Cristo, na unidade do amor que é o Espírito Santo. Por isso é que se pode dizer que a consagração é uma ação divina.

Os consagrados, são chamados para serem o sal da terra e luz do mundo, dando a todos, por sua vida e testemunho, o sabor da vida do céu e serem luzeiros para aqueles que jazem nas trevas.

São chamados para estarem em oração ao Pai, como Jesus sobre o monte. Procurando viver as Bem Aventuranças e os ensinamentos deixados por Nosso Senhor.

São chamados a buscar aquele tesouro escondido no campo, deixando tudo pelo Tudo.

São chamados a ajuntar tesouros no céu “onde a traça e a ferrugem não destroem nem corroem”, buscando em primeiro lugar o “Reino de Deus e a sua justiça”.

São chamados a “perder a vida” por causa de Jesus, para alcançar a Vida Plena Nele.

São chamados a entrar na escola de Jesus e Dele aprender a “mansidão e a humildade” e a serem pequenos, para serem revelados os mistérios escondidos aos sábios e doutores deste mundo. Procurando em tudo a Vontade do Pai, para ser considerado da família de Jesus.

São chamados a guardar os mandamentos do Senhor, fazendo tudo “para a maior glória de Deus.”

Enfim, é viver a radicalidade do Evangelho... Antecipando assim, a realidade do céu nesta terra. Na verdade, a vida religiosa é sinal para todos, do que se dará no Céu. Ela prefigura a união total e absoluta entre o Esposo e a esposa, isto é, entre Deus e a humanidade. E o que é ser esposa de Cristo? Como dizia Santa Elisabete da Trindade, ‘ser esposa do Cristo é ser fecunda, corredentora, dar a luz às almas e a graça, multiplicar os adotivos do Pai, os resgatados do Cristo, os coerdeiros de sua glória’. Eis a nossa vocação!’’ Ser esposa é ter todos os direitos sobre seu Coração... É um coração a coração por toda a vida... É viver com... sempre com... É repousar de tudo n’Ele e permitir-Lhe repousar de tudo em nossa alma!... “Ser esposa”, esposa no Carmelo, é ter o coração ardente de Elias, o coração transpassado de Teresa, sua “verdadeira esposa”, porque tem zelo por sua honra.”

A vida consagrada no Carmelo é uma extensão daquela vida de Nazaré: vida de silencio, trabalho oculto, oração e amor. O silencio para ouvir a voz do Filho Amado de Deus Pai. Para fazer ressoar o mesmo Fiat pronunciado pela Virgem Maria ao plano de amor de Deus para a humanidade. Escondidas, como dizia a Serva de Deus Madre Teresa Margarida – “Nossa Mãe”: “Ó meu Jesus, este trabalho escondidinha, é minha tarefa no seio da Igreja; bem escondidinha, esquecida, desconhecida, rezar, imolar-me por amor.”. Estando em oração como Moisés sobre o monte com os braços erguidos pela humanidade sofredora, vivendo o amor em uma pequena comunidade manifestado na convivência fraterna vivida na alegria e simplicidade. Estando enclausuradas, afastadas do mundo, porque escolheram a melhor parte que não lhes será tirada, para estar sempre aos pés do Mestre e fazer tudo o que Ele pedir... Para assim manifestar ao mundo o que toda a Vida Consagrada e Religiosa é chamada a manifestar que ‘Só Deus Basta!’”

Irmã Ana Maria do Sagrado Coração de Jesus – OCD

Carmelo São José de Três Pontas – MG