ASSESSOR DA CNBB PARTICIPA DE REUNIÃO DO SETOR FAMÍLIA

WhatsApp Image 2021-07-14 at 17.11.24

No dia 1º de julho aconteceu a quarta reunião da Coordenação de Pastoral com o Setor Família da Diocese da Campanha, com a presença do Pe. Jean Poul e da Mirian Cristiano, secretária diocesana de pastoral e os representantes: da Pastoral Familiar o Pe. Carlos Henrique, assessor, Carlos e Celinha, coordenadores diocesanos, o seminarista Edson Cassiano, o casal Sérgio e Renata, da Forania Nossa Senhora das Fontes; Maurício e Cidinha representantes da Pastoral Catequética; das Equipes de Nossa Senhora os casais Alessandro e Coralina, Chris e Ricardo, Cristina e Jorge e o Alan; do Encontro de Casais com Cristo o Pe. Luciano, assessor e o casal Dênis e Rosilene. O convidado da noite foi o Pe. Crispim Guimarães dos Santos, da Diocese de Dourados/MS, que exerce a função de Secretário Executivo Nacional da Pastoral Familiar na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Na sua fala, Pe. Crispim destacou a dinâmica da Pastoral Familiar, sua estrutura e principalmente o trabalho em torno da preparação para o matrimônio que, no seu entendimento, é a chave para recomeçar um processo catecumenal de despertar a fé das pessoas. Falou dos desafios da Pastoral Familiar, pontuando as novas uniões, a questão do suicídio, homoafetividade, perdas e viuvez, dependência química... Assim como, da busca por ações concretas a partir da experiência pessoal que fazemos com Jesus Cristo.

Dentre os desafios, a questão da segunda união - para o Pe. Crispim - está muito bem esclarecida com a palavra do Magistério, mas isto ainda não chegou às bases. Disse que nestes casos específicos, a expressão “Igreja hospital de campanha” utilizada pelo Papa Francisco faz todo sentido e também a Amoris Laetitia em “acompanhar com carinho e com amor esclarecer qual a realidade que podem participar”.

Ele citou ainda o Documento de Santo Domingo “uma multidão de batizados que não são evangelizados” para explicar a necessidade de recomeçar o processo evangelizador querigmático. Segundo ele, a Pastoral Familiar é uma pastoral transversal, permeia todos os sacramentos, precisamos usar dessa característica para chegar às famílias e aprender a aplicar a metodologia para as realidades de hoje. Ao visitar uma casa se toma conhecimento da realidade e desafios de diversas pastorais, assim, faz-se uma pastoral orgânica.

Lembrando da 58ª Assembleia da CNBB, cujo Documento fala da centralidade da Palavra, as famílias perceberam que são catequistas, inclusive aqui na Diocese da Campanha já vivenciamos o Projeto Viver a Palavra com o Dia do Senhor em Família, desde o início da pandemia da Covid 19. Que isso seja estimulado, que as famílias sejam capacitadas a continuarem lendo e meditando a Palavra com seus filhos.

Ricardo, das ENS, fez menção ao projeto ‘Crescer no Amor’ das ENS, com casais sem impedimento para se casar, que é uma maneira de evangelizar a família, mas que é preciso maior divulgação nas paróquias. O Pe. Crispim completou que há necessidade de formação e conscientização do clero, para garantir sua adesão na paróquia e um maior alcance de pessoas.

Já concluindo, Pe. Crispim fez uma exortação para sermos criativos, corajosos, transmitir alegria – a alegria do encontro com o Ressuscitado, lembrando que Gaudium é alegria, mas Laetitia é a alegria do cotidiano. “A Igreja está chamando à conversão pastoral, como diz o Documento de Aparecida, primeiro uma mudança mental, psíquica – mudar a mentalidade e então fazer o trabalho do corpo a corpo; voltar às raízes da Igreja – o encontro com as pessoas, depois do encontro com Jesus Cristo”. Como exemplo, falou da Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, no próximo dia 25 de julho, e do trabalho conjunto entre a Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude e Pastoral da Pessoa Idosa para realizar visitas e celebrar a data, a pedido do Papa Francisco.

Pe. Jean agradeceu a valiosa participação do Pe. Crispim que se retirou da sala virtual e a reunião teve continuidade com os encaminhamentos da 5ª Assembleia Diocesana de Pastoral e da Assembleia Eclesial.

O que nasceu como uma série de reuniões previamente agendadas para estreitar o relacionamento entre os segmentos do Setor Família, agora efetivou-se num projeto a longo prazo, visto que os encontros continuarão no decorrer do ano.

Que Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Diocese e cuja festa celebramos este mês, abençoe todas as famílias, fortalecendo-as na fé, no amor e na caridade.