Diocese lança projeto de apoio a famílias enlutadas pela COVID-19 e capacitação pastoral

WhatsApp Image 2021-05-18 at 16.47.11Preocupado com o sofrimento do Povo de Deus neste tempo de pandemia, dado que a morte e o luto tem a todos nos tocado de perto, nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, solicitou ao Revmo. Pe. Francisco de Assis Carvalho que desenvolvesse uma série de lives sobre este assunto, uma vez que o referido padre, além de psicólogo clínico é também doutor em questões de morte e luto pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Contactada pelo Pe. Francisco, a Coordenação Diocesana de Pastoral assumiu conjuntamente a iniciativa e agora tem a satisfação de lhe apresentar o Projeto “Reconhecer a dor para recuperar a esperança e convidá-lo(a) para as “CONVERSAS sobre a morte e o luto EM TEMPOS DE PANDEMIA”.

As conversas acontecerão em ambiente virtual, através do canal da Coordenação de Pastoral – Diocese da Campanha no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCb25oitUniCPzLMYvwK1IsQ), conforme o calendário abaixo, que apresenta o dia/mês, o dia da semana, o horário de início e o público específico a que se destina cada uma das lives:

ü 1º/06 – 3ª feira – 20h – para famílias que perderam seus entes queridos para a COVID-19;

ü 06/07 – 3ª feira – 20h – para professores e catequistas;

ü 03/08 – 3ª feira – 20h – para famílias que perderam seus entes queridos para a COVID-19;

ü 07/09 – 3ª feira – 20h – para profissionais da saúde e agentes da Pastoral da Saúde;

ü 05/10 – 3ª feira – 20h – para Ministros da Sagrada Comunhão e das Exéquias;

ü 01/11 – 2ª feira – 20h – para famílias enlutadas;

ü 21/12 – 3ª feira – 20h – a vivência do Natal nas famílias enlutadas.

Além de quatro conversas específicas com as famílias enlutadas, o programa prevê também três lives destinadas 1) a professores e catequistas, 2) profissionais da saúde e agentes da Pastoral da Saúde e 3) ministros da Sagrada Comunhão e das Exéquias, no intuito de ajudar estes profissionais e agentes de pastoral no trato com a tão próxima realidade da dor e do sofrimento, causados pela morte e o luto.

Você é convidado a nos ajudar na divulgação, enviando este link às pessoas enlutadas que você conhece. E, se você foi privado do convívio de algum ente querido pela COVID-19, anote na sua agenda as datas acima e programe o despertador do seu celular para não perder as nossas conversas. Esperamos por você!

Queremos, através da partilha, ajudar-nos mutuamente a partir da psicologia e da fé, a atravessar este momento de dor para toda a humanidade.