ENS SE APRESENTARAM NA REUNIÃO DO SETOR FAMÍLIA

WhatsApp Image 2021-05-01 at 12.39.33Na noite da última quarta-feira, dia 28 de abril, o Setor Família da Diocese da Campanha reuniu-se dando seguimento à série de reuniões agendadas para este ano, na intenção de promover um estreitamento de laços entre os membros da Pastoral Familiar, Pastoral Catequética, Equipes de Nossa Senhora e Encontro de Casais com Cristo. Nas palavras do Pe. Jean Poul, coordenador diocesano de pastoral, que iniciou a reunião destacando a riqueza das expressões pastorais na diocese e a necessidade de nos conhecermos para nos amarmos e enfim, darmos testemunho verdadeiro de comunhão na evangelização.

Estavam presentes na reunião o Pe. Jean Poul, o seminarista Edson Cassiano, Mirian Cristiano, secretária diocesana de pastoral e os representantes da Pastoral Familiar: Carlos e Celinha, coordenadores diocesanos, Sérgio e Renata, da Forania Nossa Senhora das Fontes, Alan e Angélica, da Forania Nossa Senhora dos Campos; Maurício e Cidinha representantes da Catequese; Alessandro e Coralina, Chris e Ricardo, Paulo Henrique e Adriene das Equipes de Nossa Senhora; do Encontro de Casais com Cristo: Dênis e Rosilene.

Na apresentação, os casais Alessandro e Coralina, Ricardo e Chris explicaram detalhadamente que o carisma das ENS é a espiritualidade conjugal, sintetizada na busca pela santidade do casal, entendida como plena vivência do sacramento do matrimônio. Não é um movimento de ação, mas de espiritualidade conjugal. No entanto, motiva os os casais à ação nas pastorais e movimentos paroquiais. Surgiu na França, durante a II Guerra Mundial, no ano de 1938, idealizado pelo Pe. Henri Cafarrel. No Brasil está presente desde 1950.

A mística das ENS é vivenciada em três aspectos:

1)        Reunidos em nome de Cristo;

2)        O convite ao testemunho;

3)        A ajuda mútua

O diferencial das ENS são os Pontos Concretos de Esforço (PCE's):

- escutar assiduamente a Palavra,

- meditação (oração pessoal),

- oração conjugal (rezar juntos),

- dever de sentar-se, feito mensalmente,

- regra de vida, que consiste na mudança de atitudes e o

- retiro anual.

Como movimento eclesial, tem estrutura própria, estatuto e demandas para os casais participantes que têm o acompanhamento de um sacerdote, o conselheiro espiritual.

São movimentos que não pertencem à ENS, mas tem aí sua origem:

- Equipes de Jovens de Nossa Senhora – formadas por filhos dos casais equipistas;

- Comunidades Nossa Senhora da Esperança – congrega solteiros e viúvos que queiram viver sua espiritualidade em equipe, presente na cidade de Varginha.

- Projeto Crescer no Amor – conjunto de reuniões com casais que não são casados e não têm impedimentos para o casamento, chamados a contrair o sacramento do matrimônio.

O projeto de expansão das ENS se faz através de planejamento prévio, fase de difusão e de informação quando são recebidas as fichas dos casais que têm interesse e montadas grupos que farão a experiência comunitária, para padronizar o processo de catequese que dura em torno de um ano e meio; a partir daí, os casais que permanecem são integrados a uma equipe e iniciam a pilotagem, acompanhados por casais pilotos por aproximadamente mais um ano, só então é formada a nova equipe.

Todo histórico, objetivos e missão das ENS estão no site oficial https://ens.org.br/home e pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha interesse em saber um pouco mais sobre esse bonito movimento de espiritualidade conjugal de nossa Igreja.

Na Diocese da Campanha o movimento está presente nas cidades de Varginha – Setor A com 13 equipes e 85 casais; Setor B com 15 equipes e 99 casais; em Três Corações – Setor A com 10 equipes e 67 casais; Setor B com 13 equipes e 83 casais. Um projeto de expansão foi preparado desde antes da pandemia, mas teve que ser adiado. Pe. Jean Poul pediu que essa expansão seja pensada dentro da nossa estrutura eclesial da Diocese da Campanha, a partir da realidade diocesana de Foranias, uma vez que muitas cidades não comportariam mais de uma equipe.

Sobre a continuação das reuniões do Setor Família, foram marcadas reuniões para 26 de maio e 30 de junho, quando serão tratados, respectivamente, os temas: “A nossa realidade diocesana” e “Educar para o amor – missão do Setor Família”.

Ao findar mais esta reunião tão produtiva, alguns participantes deixaram seus testemunhos com as ENS, inclusive Pe. Jean Poul que falou da experiência como dirigente espiritual e da grandeza do movimento, agradeceu as participações e abençoou a todos.