FORMAÇÃO PARA CANDIDATOS CATÓLICOS NAS ELEIÇÕES 2020 FOI CONCLUÍDA COM SUCESSO

1Entre os dias 18 de agosto e 03 de novembro, a Coordenação Diocesana de Pastoral, em parceria com o Conselho Diocesano de Ação Social (CODIAS) e o Movimento de Fé e Política, promoveu, de forma remota, um Curso de Formação para Candidatos Católicos nas Eleições 2020. Candidatos de diversas cidades da Diocese da Campanha, de outras dioceses de Minas Gerais e também de outros estados, como: Espírito Santo, Rondônia, Ceará, São Paulo e Rio Grande do Sul se inscreveram, assistiram às aulas ao vivo e puderam interagir com os assessores.

A finalidade do curso foi apresentar, em sete aulas remotas, a palavra da Igreja sobre a atuação dos cristãos leigos e leigas no mundo da política, para tanto, constaram da grade curricular os seguintes temas: ética cristã, fundamentos bíblicos do diálogo fé e política, Doutrina Social da Igreja, ética do cuidado, desafios do contexto atual e espiritualidade. Materiais de apoio, como textos para leitura e indicações de sites para acesso foram enviados aos alunos no decorrer do curso, de forma a enriquecer o conteúdo e ajudar na assimilação.

A primeira aula foi ministrada pelo nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz sobre “A atuação política como consequência ética da vida de fé”, que frisou a necessidade de conhecer os princípios da DSI, o valor da democracia e as exigências éticas da representatividade política. Uma frase dita por Dom Pedro durante a aula repercutiu entre os alunos durante todo o curso: “é preciso entrar limpo e sair limpo da política”.

Na segunda aula, “Fundamentos bíblicos do diálogo fé e política”, Frei Guilherme P. Anselmo Jr, biblista, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Jardim Tremembé, em São Paulo/SP, fez uma retrospectiva de toda história do povo da Bíblia através de alguns personagens e os aspectos políticos na ação de cada um deles, de Noé a Jesus Cristo.

Na terceira aula, “A Doutrina Social da Igreja como parâmetro de discernimento para o político cristão”, o Prof. Elvis Rezende, mestre em educação estudioso da DSI, destacou os três valores consagrados pela DSI: Verdade, Justiça e Liberdade.

Na quinta aula, “O que a Igreja espera do prefeito e do vereador católicos? E o que ela lhes oferece?” o Pe. Rogério Ferreira da Silva, pároco de Carmo de Minas/MG fez uma breve abordagem histórica e a distinção entre o poder executivo e o poder legislativo; lançou uma reflexão sobre a necessidade de não haver uma dicotomia entre fé e vida; tanto na vida pessoal quanto na vida política, Deus deve estar sempre presente.

“A prática da ética do cuidado pelos agentes políticos: uma (r)evolução urgente e necessária” foi o tema da sexta aula, ministrada pela Dra. Ana Gabriela Brito Melo Rocha, promotora de justiça titular da 3ª Promotoria de Três Pontas/MG, mediadora e facilitadora de círculos de construção de paz. Ela sustentou que a ética está relacionada ao comportamento humano, ao cuidado não como ato isolado, mas como uma atitude, um modo de vida que demanda presença, responsabilização e envolvimento afetivo uns com os outros e com o meio ambiente, nossa Casa Comum.

Na sexta aula, o Pe. Paulo Adolfo Simões, da arquidiocese de Pouso Alegre e coordenador do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, em Brasília/DF, organismo da CNBB, falou sobre “Os desafios atuais para a atuação do político cristão (racismo, ecologia, redes sociais, capitalismo selvagem, inclusão, etc)”, sobre o pensar a ação política para além do momento eleitoral; capacitar o povo para fazer política e para acompanhar as gestões públicas, sobretudo, as municipais, em todo o tempo.

Finalizando o curso, a sétima aula coube ao Pedro Henrique M. Fernandes, coordenador diocesano da Catequese, que de maneira brilhante envolveu a todos com “A espiritualidade do político cristão católico”. Ele iniciou sua fala com a pergunta: espiritualidade, por quê? E esclareceu que espiritualidade é modo de viver e a espiritualidade cristã está fundamentada no encontro pessoal e no seguimento de Jesus Cristo; é um relacionamento com Deus, através de Jesus, pautado no Evangelho, alimentado pela oração e pelos sacramentos, tendo como perspectiva ética o amor ao próximo.

Todas as aulas foram gravadas e estão disponíveis no canal da Coordenação de Pastoral (https://www.youtube.com/channel/UCb25oitUniCPzLMYvwK1IsQ/), onde podem ser acessados a qualquer momento.

Encerradas as aulas, concluído o cronograma proposto com bom aproveitamento, os certificados foram enviados às paróquias de origem dos candidatos que participaram ao vivo de setenta por cento das aulas. Na avaliação realizada no grupo de whatsapp, foi unânime o pedido de uma formação permanente e diferenciada para todos os que estão envolvidos na política; sugeriram que o grupo seja mantido para troca de experiências, projetos e dúvidas; que seja realizado um encontro após a pandemia para estreitar os laços firmados nessa formação; que tenha maior abertura e apoio aos cristãos leigos e leigas que se dedicam à missão política, por parte dos párocos. Finalmente, parabenizaram a diocese pela iniciativa pioneira, expressão comum na boca dos assessores de fora da nossa diocese.

Deixamos registrada nossa gratidão a Dom Pedro que chancelou a realização do curso; ao coordenador diocesano de pastoral, Pe. Jean Poul Hansen, que sonhou e idealizou o curso, juntamente com uma pequena equipe, formada pelo Prof. Elvis, Pedro e Mirian, nossa secretária diocesana de Pastoral, e o apoio do CODIAS, na pessoa da sua coordenadora, Jacqueline de Souza Moreira, e do Movimento de Fé e Política, através do articulador Élisson Meireles Jerônimo. Os contatos de todos os inscritos da diocese serão entregues ao Movimento de Fé e Política para que novas ações sejam pensadas, independente do momento eleitoral, uma vez que somos seres políticos 24 horas por dia e 365 dias por ano.

Que o Espírito Santo conduza a todos, candidatos e eleitores, para que a democracia seja fortalecida neste dia 15 de novembro e novos tempos sejam inaugurados, tempos de paz, fraternidade e justiça social.

Sky Bet by bettingy.com