PodCAT, o podcast da catequese, encerra e primeiro e abre novo ciclo

WhatsApp Image 2020-02-27 at 16.55.55Criado no início deste ano com o intuito de oferecer uma nova modalidade de formação permanente para os catequistas de nossa diocese, o PodCat encerrou na semana passada o seu primeiro ciclo.

Neste primeiro ciclo, em 8 podcasts, nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, aprofundou as 8 pistas para a ação catequética à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE – 2019-2023), que ele nos havia apresentado na sua reflexão na Jornada Diocesana do Dia do Catequista, em agosto passado, na Catedral de Santo Antônio, em Campanha/MG.

São elas:

1. Assumir a Iniciação Cristã como um processo vital e não estanque, seja qual for a fase da vida;

2. Priorizar a ação evangelizadora entre os batizados não suficientemente evangelizados, a fim de que retomem o caminho da fé;

3. Dar uma atenção especial às famílias e aos jovens na obra evangelizadora;

4. Ver os três sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) em sua unidade indissolúvel;

5. O processo deve ser consciente e maduro, formando verdadeiros discípulos e missionários para a Igreja e para o mundo;

6. Toda a comunidade deve se transformar em testemunhas da experiência do encontro com Deus, isto é, numa expressão de fé mistagógica. Não existe verdadeira fé sem vida comunitária, evitando o dualismo fé “sim”, vida comunitária “não”;

7. As comunidades devem ser acolhedoras e dinâmicas e não se pautem em projetos pastorais e catequéticos de “gaveta” e/ou de “conservação”;

8. Por fim, construir uma ação catequética de inspiração, verdadeiramente, catecumenal (cristocêntrica), que evidencie a relação entre Palavra de Deus, catequese e liturgia (Kerigma e Mistagogia).

Se você ainda não ouviu os 8 primeiros PodCats, acesse um dos links (https://castbox.fm/channel/PodCAT-id2548401?country=br ou https://open.spotify.com/show/6Z38ZtXnTpyOlRt3H1j9El) e ouça, compartilhe e divulgue.

A partir desta semana, temos uma nova série de podcasts sobre a CF-2020, com a participação especial do Pe. Patrick, assessor da CNBB para as Campanhas.

Catequista, não perca! Acesse já! E comece o seu novo programa de formação on-line.