Escola Diocesana de Teologia: abertas as inscrições para o Curso de Aprofundamento Teológico 2020

edt-logoA formação do laicato é uma das grandes prioridades pastorais da Diocese da Campanha. É fundamental oferecer oportunidades para que os fieis leigos possam compreender sistematicamente o mistério da fé à luz da Sã Teologia Católica. A fé também quer entendimento (Santo Anselmo de Cantuária), de tal forma que se, primeiramente, devemos crer para entender, entendendo, por consequência, também cremos melhor (Santo Agostinho).

O estudo das Escrituras é “a alma da teologia” (Dei Verbum, 24), e ignorá-las é ignorar o próprio Cristo (Dei Verbum, 25). Assim, é fundamental que todos “os fieis tenham amplo acesso à Sagrada Escritura” (Dei Verbum, 22).

Atenta a isso, a Diocese da Campanha, por meio de sua Escola Diocesana de Teologia e em parceria acadêmica com a Faculdade Católica de Pouso Alegre, abre as inscrições para o Curso de Aprofundamento Teológico em Sagradas Escrituras.

O curso terá 10 módulos de 8 horas letivas cada (1 módulo por mês, aos sábados), com início em março e término em dezembro de 2020. Seu objetivo geral é oportunizar o aprofundamento em um campo da teologia àqueles que já possuem iniciação ao conhecimento dos tratados teológicos (concluintes de um dos “cursos de teologia para leigos” oferecidos pela Diocese da Campanha até 2018: Escola Diocesana de Teologia-EDT e/ou CEDIPA –com a devida comprovação de conclusão por meio da apresentação do diploma).

Informações gerais:

• Início: 21/03/2020, sábado, das 8h às 16h40min.
  • Local: Centro Diocesano de Pastoral – Rua Cabo Benedito Alves, 1957, Cotia, Três Corações – MG.
  • Investimento:2 parcelas de 200,00 (duzentos reais), a serem pagas no início de cada semestre letivo (21 de março e 18 de julho, respectivamente). Total: R$ 400,00 (inclui refeições).
  • Requisitos para o(a) estudante: 1) ser uma liderança paroquial engajada e comprometida em multiplicar os conhecimentos adquiridos, devidamente encaminhada pelo pároco ou administrador paroquial; 2) ter concluído o “Curso de Iniciação Teológica”; ter boa vontade e disposição para aprender, estudar e partilhar.
  • Inscrição: O arquivo digital das fichas deverá ser solicitado no escritório paroquial, ser preenchido e assinado pelo estudante e pelo pároco/administrador e, posteriormente, escaneado (pdf) e enviado para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 08/03/2020.
  • Vagas: Serão oferecidas até 60 vagas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
  • Datas dos encontros: 21/03, 18/04, 23/05, 20/06, 18/07, 15/08, 19/09, 17/10, 21/11, 19/12.
  • Certificação:será emitido um certificado de Curso de Extensão, pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA), com carga horária total de 80 horas (frequência mínima de 75% e entrega dos trabalhos nas datas previstas pelos professores).
  • Conteúdos contemplados: Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos, Lucas), Evangelho de João, Seminário “Dei Verbum” e “Verbum Domini”, Sociologia e Linguagem do Novo Testamento.

Que nosso Deus e Senhor, Trindade Santa, abençoe com profundidade nossos trabalhos e estudos! Desde já, seja bem-vindo!

Fraternalmente,

Prof. Me. Pe. Guilherme da Costa Vilela Gouvêa