NOTA DE FALECIMENTO

Luto

É com imenso pesar que comunicamos a todos o falecimento do Monsenhor JOSÉ MARIA DE LUIZI SIMÕES, ocorrido ontem (10/01/2016) na cidade de Varginha-MG.

O velório acontece na Igreja da Paróquia do Divino Espírito Santo em Varginha, e o sepultamento está marcado para às 10:00 hs no cemitério municipal.

Nossos sentimentos e expressões de conforto à família e aos amigos.

Batizado em Santa Rita do Sapucaí, no dia 13 de fevereiro de 1917, pelo Revmo. Padre Ataliba Corrêa de Melo, tendo nascido a 10 de dezembro do ano anterior. Foi crismado pelo Exmo. Sr. Bispo de Pouso Alegre, Dom Otávio Chagas de Miranda, a 10 de maio de 1920. É filho do Sr. Joaquim Simões e de D. Emília Simões. Passando seus pais a residir em Varginha, entrou para o Seminário de N. Sra. das Dores, em Campanha, em 1931, fazendo os estudos preparatórios. Seguiu para Mariana, em 1936, onde estudou Filosofia e Teologia, terminando o curso teológico em Belo Horizonte. Dom Frei Inocêncio Engelke conferiu-lhe, em Campanha, a Prima Tonsura a 04 de dezembro de 1938, seguida pelas Ordens Menores nos dias 04 e 06 dezembro de 1940, e pelo subdiaconado, em 10 de dezembro de 1940. Em Belo Horizonte, com as dimissórias de 10 de março de 1941, recebeu o Diaconado, no dia 29 daquele mês, de S. Excia. Revma. Dom Antônio dos Santos Cabral. Em Campanha, o Exmo. Ordinário conferiu-lhe o Presbiterado no dia 07 de dezembro de 1941, cantando, em Varginha, no dia seguinte, a Primeira Missa.

Padre Simões - MONSENHOR JOSÉ MARIA DE LUIZI SIMÕES

Ordenação Presbiteral: 07/12/1941

Com 99 anos de idade o Pe. Simões é um padre muito conhecido e conceituado em Varginha, em uma dos passeios de sua mãe ele nasceu, em Santa Rita do Sapucai, pois seu avô morava lá, e lá mesmo foi batizado.O Pe. Simões fez seu Seminário em Campanha, Mariana e Belo Horizonte, e diz com orgulho que desde pequeno foi ajudante das Missas e sentiu o chamado de DEUS. Perguntamos ao padre porque ele não quis pertencer a uma congregação? Ele disse: -“É questão de vocação. Porque Jesus não teve nenhuma congregação.”Antes de vir para Varginha, ele trabalhou em Campanha e Caxambu, ele foi Capelão militar das Forças Armadas e foi Capelão do Lar São Vicente e hoje ele é Capelão da capela do Hospital há 15 anos.