CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL CELEBRA 30 ANOS DE EXISTÊNCIA

capaNo último sábado, dia 23 de novembro, o Conselho Diocesano de Pastoral – Codipa Ampliado realizou a última reunião do ano de 2019. Foi uma reunião diferenciada porque comemorou-se os 30 anos da criação do conselho. Em 1989, sob o pastoreio de Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, CSSR foi realizada a 1ª Assembleia Diocesana de Pastoral, cujo tema “Caminhada para a Unidade” iluminou o trabalho na Diocese no final dos anos oitenta até meados dos anos noventa, precisamente 1996 quando aconteceu a 2ª Assembleia.

O Monsenhor Benedito Domingues de Paula fez uma breve partilha dos trinta anos do Codipa, juntamente com o Padre Carlos Ribeiro Natali, membro do atual conselho que está há mais tempo, quando destacou-se a importância dos conselhos na Igreja pós Concílio Vaticano II. Foi um momento de resgate e memória da história, pois é importante conhecer o passado para caminhar com segurança, traçar metas e seguir confiantes rumo ao futuro.

Outro importante momento da reunião foi a apresentação do texto em construção do 1º Capítulo do novo plano diocesano de pastoral, fruto das reflexões do VER nas paróquias e forças vivas, no caminho de preparação da 5ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Todos os presentes puderam ler e opinar sobre a redação do texto que segue agora para os ajustes e será apresentado ao senhor bispo, Dom Pedro Cunha Cruz, para aprovação e depois encaminhado às paróquias e forças vivas para darem continuidade aos trabalhos, quando em assembleias, definirão as prioridades e elegerão uma ação concreta que contemple cada um dos quatro pilares da ação evangelizadora no Brasil, as DGAE 2019-2023: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

Finalizando, pe. Jean Poul, coordenador de Pastoral, deu alguns avisos importantes sobre o calendário diocesano e a previsão orçamentária para as pastorais e movimentos, agradeceu a presença de todos e encerrou-se a reunião com um almoço festivo.

Que Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Diocese da Campanha, ajude-nos a vivermos com amor e fidelidade a missão que o Senhor Jesus nos confiou.

Secretaria de Pastoral