CONCENTRAÇÃO MISSIONÁRIA DA DIOCESE DA CAMPANHA É REALIZADA EM VARGINHA

capa“Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”

No último domingo (27), os missionários de diversas paróquias de nossa querida diocese se reuniram para celebrar a ação missionária. O encontro aconteceu no VTC em Varginha, contando com a presença de mais de 1400 missionários. Teve início às 8hs com a chegada e acolhida e em seguida tivemos a alegria da presença de nosso Bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz que presidiu a Santa Missa. Em sua homilia ele destacou a importância de vivermos a alegria da missão sustentado pela oração e a formação. A missão só será fecunda se tiver contemplação e encontro pessoal com Jesus Cristo, caso contrário, corremos o risco de cairmos no ativismo e no saudosismo. Viver a alegria da missão no tempo presente é buscar contemplar por meio da oração, formar através dos encontros, partilhas e reflexões, para assim agir e construir laços, promovendo a cultura do encontro.

Após a Santa Missa, o encontro prosseguiu com momentos de formação, testemunhos e animação. Ao longo do dia tivemos três momentos formativos e pudemos contar com a presença do coordenador diocesano da Pastoral Catequética, Pedro Henrique Fernandes que refletiu a temática do encontro pessoal com Jesus Cristo; do Padre Jean Steferson, assessor Diocesano dos Círculos Bíblicos que trabalhou sobre a formação missionária nas comunidades e da Mirian de Oliveira Nascimento, coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa que finalizou com a temática da Igreja em Saída: A missão da Igreja no mundo hoje. Além da formação, escutamos atentamente seis testemunhos que enriqueceram a teoria, pessoas que viveram na prática a alegria do Evangelho, por isso, nossa gratidão ao testemunho do Diácono Bruno dos Santos, Ezequiel Messias, Marcos Giovani, Marília, Ir. Clara Rosa e Diácono Eleito Márcio Junior. Tivemos alegria também de contar com a presença do Setor Juventude de nossa Diocese da Campanha na pessoa do Padre Aylton, assessor da Juventude, e os jovens das diversas paróquias que partilharam conosco sobre o projeto “Já É!” (Jovens ao Encontro), e comemorar com o COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas) seus 15 anos de existência em nossos seminários.

Finalizamos nosso encontro motivados a ser ainda mais missionários que anunciam Deus. A ser missão, que ama, e põe-se em movimento, que sente-se impelido para fora de si mesmo, que é atraído e atrai, que dá-se ao outro e tece relações que geram vida. Missionários por amor de Deus, por causa de um “Grande Amor”. Ao encerrar esse dia celebrativo e formativo, fomos enviados de volta para nossas casas e comunidades para ser Sinal de Deus como uma Igreja em saída até aos extremos confins, por meio de uma constante conversão missionária. Uma saída misericordiosa ditada pelo impulso urgente do amor e gratuidade.

Por fim, amados missionários da querida Diocese da Campanha, nosso encontro da Concentração Missionária se resume nas próprias palavras de Dom Hélder Câmara: “Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso eu. É parar de dar voltas ao redor de nós mesmos como se fôssemos o centro do mundo e da vida. É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo que pertencemos: a humanidade é muito maior! Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se for preciso encontrá-los e amá-los, é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus; então missão é partir até os confins do mundo!”.

Diácono Douglas Hilário Vieira- Assessor Diocesano da Infância e Adolescência Missionária- IAM