PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

regional_leste_2Queridos Pasconianos do Regional Leste 2,
Graça e paz!

É com alegria que nos dirigimos a você, comunicador do nosso regional, pela primeira vez neste ano de 2016. Estamos completando um ano de articulação da Pastoral da Comunicação no Regional e, ao aproximarmo-nos da celebração de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, pareceu-nos oportuno esta mensagem com as principais atividades deste ano em sintonia com a caminhada da Igreja.

Vivemos um tempo de graça, o Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco. Queremos viver a Misericórdia e comunicá-la com a nossa voz e com a nossa vida. Queremos ser comunicadores misericordiosos! A espiritualidade é o eixo norteador de todo o trabalho da PASCOM em nosso regional. Desta forma, propusemos em nosso planejamento a realização de um RETIRO ESPIRITUAL na ótica da comunicação, a ser realizado por províncias, nos dias 27 e 28 de fevereiro. As províncias que, por ventura, não conseguirem se unir para este momento, orientamos as dioceses que proporcionem o retiro para os seus agentes, ou que participem do retiro em outra província. Quem desejar obter maiores informações sobre o retiro nas outras províncias, favor entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O nosso desejo é que todo o Regional Leste 2 esteja unido nestes dias para meditar sobre “Comunicação e misericórdia: um encontro profundo”, em sintonia com o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2016.

A propósito, o DMCS já é uma data bastante celebrada e, neste ano, queremos ampliar a proposta a partir da produção de um subsídio próprio para o nosso Regional, direcionando-nos para a nossa bonita realidade eclesial presente nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e fazendo com que ele chegue ao maior número de comunicadores possível, já que a quantidade distribuída atualmente é insuficiente. Será no dia 08 de maio, festa da Ascensão do Senhor. A Comissão para a Comunicação da CNBB, em e-mail enviado em dezembro de 2015, informou-nos sobre a realização da I Romaria Nacional dos Comunicadores, a ser realizada na mesma data, em Aparecida. Não temos, ainda, maiores informações. Assim que forem divulgadas, repassaremos a todos.

Neste ano teremos o 5º Encontro Nacional da PASCOM. Reserve na sua agenda: 14 a 17 de julho, em Aparecida. O tema deste ano será Comunicação e Liturgia e está sendo preparado em conjunto com a Comissão Episcopal para a Liturgia. Em breve estarão abertas as inscrições no site da CNBB.

Temos um desafio. Precisamos aumentar o número de agentes da PASCOM no Cadastro do Conexão PASCOM. Assim como no futebol, os regionais estão classificados em série, pela quantidade de inscritos. Nós precisamos sair da série B e ir para série A. Para que isso aconteça, devemos ter mais de 400 cadastrados. No momento, somos 187 e temos um grande potencial. Contamos com a colaboração de vocês para divulgar e incentivar as inscrições. O comunicador deve visitar o site www.cnbb.org.br e no menu Serviços, o último item direciona para o cadastro.Aos membros da Comissão Regional de Comunicação, agradecemos a unidade e empenho na articulação. A você comunicador na sua realidade comunitária, paroquial e diocesana, queremos caminhar juntos para fortalecer ainda mais os nossos vínculos e desenvolver bem os trabalhos. Deus nos prepara grandes momentos. Abramos nosso coração, nossos braços. Coloquemo-nos à sua disposição para que “o Evangelho seja anunciado a toda criatura” (cf. Mc 16,15).

24 de janeiro de 2016

Com estima fraterna,

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora