NOMEADA EQUIPE DIOCESANA DE ANIMAÇÃO DO SÍNODO DOS BISPOS

WhatsApp Image 2021-10-05 at 16.55.26O Papa Francisco convocou para outubro de 2023 a próxima Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que tratará do tema da própria sinodalidade da Igreja, “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. E para esta assembleia, o Papa deseja que o sínodo comece com um processo mais eficaz de escuta das Igrejas locais. Por isso, o Sínodo constará de três etapas:

1) Nas Igrejas Locais: de outubro de 2021 a março de 2022;

2) Nos continentes: de setembro de 2022 a março de 2023;

3) Universal: em outubro de 2023.

Para a realização específica da primeira etapa cada bispo deverá nomear uma Equipe Diocesana de Animação do Sínodo que possa atuar como ponto de referência e de ligação com a Conferência Episcopal e que acompanhe a consulta na igreja particular em todas as suas etapas, bem como o retorno, após a assembleia Sinodal de outubro de 2023.

São atribuições da equipe: Promover a animação do processo Sinodal em nível Diocesano; Promover o envolvimento de todas as forças-vivas das dioceses; Promover experiências formativas sobre o tema do Sínodo; Organizar as atividades de abertura e a reunião diocesana pré-sinodal.

Dessa forma, nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, nomeou um grupo de pessoas representando todos os estados de vida presentes na diocese, são elas:

- Edson Cassiano Lopes, estagiário na Paróquia São Francisco de Assis, de Guapé;

- Irmã Josielma de Jesus, das irmãs de N. Sra. do Bom Conselho, residente na Paróquia N. Sra. da Conceição, de Itanhandu;

- Pe. Jean Paul Hansen (coordenador da equipe), da Paróquia N. Sra. da Conceição de Careaçu e coordenador diocesano de pastoral;

- Pe. José Roberto de Souza, da Paróquia N. Sra. da Soledade, de Soledade de Minas e assessor do Conselho Diocesano de Ação Social, o CODIAS;

- Karoline Tavares da Silva Oliveira e Weber José Lima, casal cristão da Paróquia N. Sra. do Rosário, de Varginha;

- Mariana Bueno Moreira, da Paróquia do Mártir São Sebastião, de Varginha e agente da coordenação diocesana da Pastoral da Comunicação;

- Marília Aparecida Nogueira Martins Leal (2ª secretária da equipe), da Paróquia N. Sra. dos Remédios, de Caxambu e coordenadora diocesana da Pastoral da Educação;

- Mirian de Oliveira Cristiano Nascimento (1ª secretária da equipe), da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Três Corações e secretária diocesana de pastoral;

- Paulo Sérgio da Silva, da Paróquia Santa Maria de Baependi e coordenador do Conselho Diocesano das Novas Comunidades de Vida e Aliança;

- Pedro Henrique Mendonça Fernandes (vice coordenador da equipe) da Paróquia N. Sra. D'Ajuda, de Três Pontas e coordenador diocesano da Catequese;

- Renata Maria Batista Cunha e Sérgio Augusto Cunha, casal cristão (ele candidato ao diaconato permanente), da Paróquia Catedral de Santo Antônio da Campanha, representante da Pastoral Familiar da Forania N. Sra. das Fontes;

- Tobias de Oliveira Coelho, seminarista da Etapa da Configuração, natural da Paróquia N. Sra. do Carmo, de Campos Gerais.

No mês de setembro foram publicados o Questionário e o Vade mecum, documentos preparatórios do Sínodo. Nos dias 9 e 10 de outubro acontecerá a abertura em Roma e a partir daí, acontecerão lives de apresentação, abertura nas dioceses e o processo de Escuta nas Igrejas Locais.

Como consta da nomeação oficial, “que os trabalhos da equipe sejam conduzidos pelo Espírito Santo, a fim de colhermos abundantes frutos desta experiência sinodal”.