Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Pouso Alto/MG)

pouso alto

É uma das mais antigas localidades do Bispado, podendo-se até dizer que é a primeira foi considerado como ponto de partida a trilha dos bandeirantes. O topônimo revela um lugar de descanso, quando das expedições que sulcaram o solo mineiro à carta de índios, de minérios e aventuras. No núcleo populoso foi erguida uma Capela, logo contemplada com o título de Paróquia. A instituição canônica é do ano de 1748. Por algum tempo pertenceu à Comarca de Guaratinguetá, depois do Bispado de Mariana. A seguir, foi declarada Freguesia colativa, o que aconteceu a 16 de janeiro de 1752, tendo sido primeiro Vigário Colado o Pe.Domingos Nunes Ferreira, apresentado no dia 17 do mesmo mês e ano e colado a 4 de setembro.

Criada em 1748
Comunidades Rurais: 11